Nunca é tarde demais para expandir sua fonte de conhecimento, concorda? Desde que as aulas presenciais passaram a ser duramente afetadas durante a pandemia do Covid-19, outros recursos possibilidades começaram a captar  mais a atenção.

Sejam as aulas EAD, ou as diferentes plataformas que trazem conteúdos educativos, como o Tik Tok e o Reels.

Neste momento, não restam dúvidas de que a tecnologia tem sido uma aliada no aprendizado.

Ao refletirmos sobre as atuais plataformas digitais, que propagam conhecimento em diferentes níveis e nichos, é indispensável que se fale sobre o YouTube – a plataforma que serve para a publicação de vídeos pelos próprios usuários.

Nos dias de hoje, é quase impossível fazer uma busca nessa plataforma e não achar, pelo menos, um conteúdo que te ensine algo que seja do seu interesse. Ora, um tutorial prático que você consegue replicar, ou um vídeo para esclarecer suas dúvidas sobre algo. As alternativas são vastas. Geralmente, irá depender da sua própria preferência de vídeo.

Para você, que busca desenvolver seu conhecimento em áreas mais específicas, organizamos neste post uma lista de YouTubers brasileiros que disponibilizam, em seus canais, conteúdos ricos e completos que te ensinam com apenas um clique!   

Boa leitura!

Como o YouTube pode contribuir para o aprendizado?

É bem comum perceber que o uso do YouTube tem sido cada vez mais destinado à educação, com uma boa quantidade de professores, educadores, e youtubers formados em uma área x ou, até mesmo, entusiastas de um tema, ocupando a plataforma de vídeos.

Contudo, já faz algum tempo desde que a pauta do ensino começou a dominar o YouTube. Criada em 2005, com sede na Califórnia,a plataforma foi comprada no ano seguinte pelo Google. De lá para cá, a rede virou um dos maiores sucessos da Internet. 

No contexto do Brasil, os primeiros passos da adoção do processo de educação na plataforma se deram em 2013, com o surgimento do YouTube/Edu. A iniciativa foi planejada e executada pelo Google em parceria com a Fundação Lemann.

Na sequência, temos ainda o hub Aprender. Outra iniciativa visando o aprendizado, que foi desenvolvida pelo próprio YouTube em 2020, época em que crianças, adolescentes, e universitários não podiam frequentar aulas presenciais.

O YouTube que, desde seu lançamento, serve como uma rede para que os próprios usuários possam compartilhar seus vídeos é hoje, simplesmente, o segundo site mais acessado no Brasil, como o demonstram os dados divulgados no final do ano de 2021, pela companhia SimilarWeb.

Assim, não é difícil entender que conteúdos de ensino, publicados na plataforma, têm a possibilidade de se tornarem virais e atrair um grande público

Além da forte visibilidade e oportunidade de diferentes profissionais em divulgar seu conhecimento, a alta leva de vídeos postados contribui imensamente para a educação em um panorama geral.

7 canais do YouTube para impulsionar seus estudos

Bem, após evidenciarmos a magnitude da plataforma para conteúdos educativos chegou o momento de você conhecer alguns dos maiores canais de ensino do Brasil.

Veja a seguir!

1. Nerdologia

Esse canal do YouTube, que ensina sobre ciências, é um dos mais famosos, possuindo o maior número de inscritos no Brasil. Contando com 3,21 milhões de inscritos, o canal é apresentado por figuras conhecidas da mídia, entre elas, o biólogo e pesquisador Atila Iamarino.

O Nerdologia oferece conteúdos atualizados, com vídeos novos toda a semana e um elenco de apresentadores e especialistas nos temas mais diversos que você pode imaginar.

Alguns vídeos do canal exploram assuntos, como:

  • personagens que marcaram a história da humanidade
  • a tecnologia e seu impacto na sociedade
  • hábitos dos seres humanos
  • curiosidades sobre o mundo
  • vacinação
  • origem das coisas

Além de ser útil por agregar conhecimento sobre assuntos bastante factuais, o canal discorre sobre acontecimentos específicos de diferentes épocas, tabus, comportamentos sociais, e mais uma série de categorias que despertam o interesse da comunidade do YouTube. 

Não por acaso, o canal bateu mais de 360 milhões de visualizações em 2021.

2. Canal Nostalgia

O Nostalgia, apresentado por Felipe Castanhari, compreende vídeos com uma riqueza de detalhes sobre assuntos interessantes e muito repercutidos. 

Para isso, o jovem youtuber divide o seu material em diferentes playlists, como Nostalgia Ciência, Nostalgia História, Assuntos em Alta e, por fim, o Nostalgia Animado. 

O objetivo do canal é de trazer fatos recheados de conhecimento sobre questões como doenças, guerras, meio ambiente, política e muito mais. 

Castanhari abarca a origem dos acontecimentos, explicando todo o contexto por detrás do assunto de forma simples e compreensível, porém, sem perder a totalidade dos temas.

O canal, que já existe desde 2008, segue sendo uma referência em conteúdos brasileiros de educação na plataforma.

3. Canal do Pirulla

Pirulla é um paleontólogo e divulgador científico que já está na plataforma há 16 anos. 

O canal possui vídeos relativamente curtos, de 15 minutos, e vídeos extensos, com mais de uma hora de duração. Nos vídeos gravados no estilo Vlog, o youtuber brasileiro debate temas como a evolução das espécies, origem de povos, virologia, religião, e a lista não se encerra por aqui. 

O canal integra o coletivo Science Vlogs Brasil, que tem como foco ampliar a ciência por meio do YouTube,

4. Débora Aladim

Professora de história, Débora Aladim já publicou mais de 400 vídeos em seu canal. Seus conteúdos se comunicam, principalmente, com os inscritos jovens, na medida em que focam em temas para auxiliar os estudantes em provas importantes, como o Enem e os vestibulares.

Além de uma concentração de vídeos com diferentes tópicos de história, a professora também realiza vídeos onde passa dicas de estudo, conselhos para provas, revisões, e assim por diante.

5.  Professor Noslen

Um canal obrigatório para quem necessita aperfeiçoar o seu português. Com um jeito espirituoso de ensinar, o professor Noslen mantém uma grade de vídeos semanais, que tem como intuito melhorar o entendimento da língua portuguesa para seus  3,7 milhões de inscritos.

6. Pura Física

A intenção do professor e youtuber Rafael Irigoyen é mostrar o universo da física, através do seu canal.

Com ótimos conteúdos, que vão desde cursos, revisões, dicas, e vídeos shorts, Irigoyen busca sempre diversificar seus conteúdos, misturando outros temas como ciência, sistema solar, planetas e galáxias. 

Um canal ideal para quem tem interesse em estudar mais sobre física e, ainda, descobrir temas fascinantes, com uma explicação excelente e compreensível.

7. Redação e Gramática Zica

Por fim, um canal que não poderia deixar de se somar a essa lista é o Redação e Gramática Zica, administrado pela professora Pamba.

Este canal do YouTube é muitíssimo útil, e te ensina, não apenas pelas aulas lives e cursos de língua portuguesa postados pela professora, mas, também, pela forte base de conteúdos ligados à redação e à interpretação de textos. Ambos os tópicos são essenciais e muito cobrados quando falamos em vestibulares e na prova do Enem.  

Concluindo

Com o YouTube você tem uma fonte inesgotável de conhecimento com profissionais dedicados e criativos. 

Pense na plataforma como uma grande colaboradora que irá fazer uma diferença significativa na forma com que você absorve conhecimento.

Esperamos que essas dicas de canais te ajudem, e te inspirem na sua experiência de aprendizado. Lembre-se de que, no YouTube, você pode encontrar entretenimento sem deixar o saber de lado!

Se você curtiu esse texto, não deixe de conferir nossos outros posts!