Com a chegada do ano letivo em 2022, uma das coisas mais importantes para todo estudante é estar em dia com seu material escolar

Portanto, ter ao seu alcance materiais escolares de qualidade é um fator de motivação necessário para um bom desempenho na realização de provas, atividades, e exercícios.

E, justamente, na hora da decisão de organizar os itens para iniciar seu ano na escola é perfeitamente normal se deparar com algumas dúvidas.

Afinal de contas, um investimento em bons materiais requer um certo planejamento para não arcar com gastos desnecessários ou elementos que não serão tão úteis.

Dessa forma, separamos um conteúdo completo para que você entenda, com clareza, como adquirir um bom material escolar sem arcar com despesas indevidas.

Continue a leitura!

Por que é fundamental organizar seu material

Antes de comprar os produtos que irão fazer parte da sua rotina de aulas analise o que você já tem em mãos.

Entenda que, se você separar um tempo para reunir seus antigos materiais, existe sempre a possibilidade de reutilizar esses objetos, economizando uma parte do seu dinheiro. Quais desses materiais estiveram sempre presentes em seu ano anterior?

Quais itens nunca foram tirados do seu estojo ou mochila?

Essas são algumas perguntas que você deve tentar responder, para então anotar em uma lista, quais itens são cruciais para o seu dia a dia escolar.

Depois de seguir esses passos, você já poderá ter uma noção mais ampliada em relação aos materiais que você já possui, aqueles que precisam ser substituídos, ou os itens que não fazem muito sentido na sua dinâmica de estudo.

Porém, não se precipite.

A etapa de organização também inclui um planejamento financeiro. Por isso, antes de efetuar qualquer compra, veja com um amigo mais velho, parente ou vizinho se eles possuem, por exemplo, livros que estão sendo requisitados pela sua instituição de ensino.

Não deixe de fazer uma pesquisa atenta de preços para poupar um dinheiro que poderá ser usado em outros gastos, como uniformes personalizados para gincanas e atividades similares da sua escola.

Ao se antecipar, você deixa de fazer compras na última hora e, como benefício, tem a chance de comprar os materiais procurados sem correr o risco de se deparar com lojas com estoque esgotado de itens, ou, até mesmo, pedidos realizados pela internet que acabam atrasando demais.

Deste modo, vamos falar a seguir sobre a questão referente a valores, para que você consiga montar sua lista de materiais escolares para esse ano de 2022, sem sair no prejuízo.  

Devo me preocupar com os valores do material escolar?

Com certeza você já ouviu a expressão “o barato sai caro”, certo?

Por vezes, bate aquele arrependimento ao comprar uma mochila cujos fechos  estragam em pouco tempo, ou uma pasta na qual você não consegue guardar uma parte  das folhas de atividades passadas em aula, ou comunicados escolares. 

No entanto, também não precisamos seguir esta expressão ao pé da letra.

É possível, sim, obter materiais baratos que se igualam aos caros. Mas, como?

Como dito anteriormente, existem sempre alternativas de arranjar alguns dos materiais desejados a partir da própria reutilização de itens antigos, ou a obtenção de um material específico, através de um amigo ou conhecido próximo.

Entretanto, dedique seu tempo fazendo uma busca de opções de valores em pesquisas de setores confiáveis.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), por exemplo, ao longo dos anos vem divulgando, em várias regiões do Brasil, uma pesquisa de preços de materiais para estudantes, em estabelecimentos especializados nesses itens, tais como livrarias ou papelarias.

Dessa maneira, fica mais fácil fazer uma comparação de preços, e ter em mente lugares variados para você encontrar o que mais faz sentido no seu kit de materiais.

Consulte os valores da papelaria mais próxima do seu bairro. Faça buscas em lojas online e calcule o preço dos fretes.

Os tipos de materiais podem variar nos valores, dependendo do local, seja em um estabelecimento físico ou virtual.

Procure por liquidações e promoções acessíveis ao seu bolso. Vale a pena visitar atacados na sua cidade para ter uma ideia da margem de preço.

Também não exclua de vista lojas grandes, como a Amazon, as Americanas, a Saraiva, ou a Kalunga, pois é capaz de encontrar saldões em conta . 

7 materiais escolares que não podem faltar na sua compra

Agora, você já se está mais preparado para, de fato, riscar todos os itens da sua lista de materiais!

E, para ter dar uma mãozinha nisso, listamos 7 materiais escolares que não podem faltar na hora de considerar sua compra.

1. Post-it

Se você ainda não está habituado ao uso dos Post-it, talvez seja a hora de começar. 

Eles são perfeitos para anotar temas, prazos importantes, tópicos para provas, e outras ideias.

Você pode colocar essas pequenas anotações na parede do seu quarto, em pastas, no seu computador, dentre outros.

2. Estojo

A vantagem de possuir um estojo para guardar seus diversos materiais está em manter uma organização maior nos seus estudos. 

Se você é do tipo de estudante que costuma agrupar seus materiais nos bolsos da calça ou espalhá-los pela mochila,  pense em adquirir um estojo. 

De forma geral, o estojo não é o dos itens escolares mais caros, e se você preservá-lo, ele pode durar até o fim do seu ensino médio. Além de evitar uma eventual perda de material.

3. Pasta escolar  

Com uma pasta bem estruturada, com divisórias para as matérias, você tem mais chances de não desperdiçar seu tempo de estudo e a concentração nas aulas, pois terá mais facilidade em encontrar aquele resumo para provas e anotações importantes.

4. Agenda

Como você deve saber, com o acúmulo de tarefas, trabalhos em grupos, apresentações, podem acabar sendo esquecidos, se você não tiver as datas devidamente anotadas. 

Logo, um material necessário que sugerimos é uma agenda, para que você não precise arriscar perder prazos por descuido.

5. Mochila

A mochila é um dos itens mais caros da lista e, por esse motivo, é preciso avaliar os seus prós e contras.. 

Veja como se encontra o estado da sua mochila atual. Muitos rasgos? Furos? Alças arrebentadas? Se for esse o caso, vale o investimento em uma nova mochila para seu novo ano escolar.

Se sua mochila ainda estiver em boas  condições, talvez seja melhor aproveitá-la por mais um tempo. 

Hoje, na plataforma YouTube, você encontra muitos vídeos que ensinam de maneira prática como personalizar sua própria mochila. 

6. Caderno

Ao invés de comprar uma dúzia de cadernos, para poder separar os conteúdos, pode ser mais interessante optar por um caderno apenas.

Se você ainda não está condicionado a utilizar cadernos separados por disciplinas, esse item é ideal e indispensável para seu kit escolar.

7. Caneta esferográfica

Esse item é para aqueles estudantes que já estão pensando nos vestibulares e no ENEM. Como é de se esperar, nesses exames é sempre cobrado o uso das canetas, em alguns casos de tinta preta, e em outros, azul e preta.

Caso você ainda utilize lapiseira ou lápis, não tem problema. Mas, permita-se adaptar a esses itens, pois eles serão necessários no seu futuro de estudante. 

Se você curtir essa lista, e tem interesse em outros tipos de materiais, como roupas personalizadas para gincanas ou para a sua turma do terceirão, não deixe de conferir nosso portfólio com modelos exclusivos