Várias universidades, públicas ou particulares, realizam provas de vestibular de meio de ano. Esta é uma boa opção para quem quer ingressar logo na universidade ou, ainda, para quem quer testar seus conhecimentos antes de terminar o Ensino Médio, como fazem os treineiros.

Para isso, é importante que você intensifique os estudos objetivando um excelente resultado, pois o tempo de preparação para a prova é menor, e a cobrança é equivalente ao vestibular de final de ano. Com isso, preparamos para você 5 dicas cruciais que vão orientá-lo nos estudos. Confira!

1. Dedique um tempo aos estudos em casa

Apenas assistir às aulas do colégio ou do cursinho não basta para realizar uma boa prova, é preciso um empenho maior. Estabeleça um horário diário de estudos, com um cronograma separando um tempo para estudar cada matéria e se mantenha firme a esta rotina. Entenda a importância da disciplina com os estudos, diariamente.

Como o tempo para estudar e revisar todo o conteúdo é menor, é provável que tenha de sacrificar alguns finais de semana. Mas isso, não significa que tenha de deixar de lado seus amigos. Se você tem amigos, que também farão o vestibular de meio de ano, podem estudar juntos! Assim, um pode ajudar ao outro e ambos obterem o êxito desejado!

2. Refaça as provas dos vestibulares anteriores

Cada universidade possui uma forma específica para preparar suas questões. Portanto, ao escolher a instituição que você prestará o vestibular, resolva o máximo de exercícios que conseguir das provas anteriores. Assim, você saberá como serão cobrados os conteúdos, no dia da sua prova.

Atualmente, existem sites e aplicativos para celular que possuem um arquivo com todas as questões dos vestibulares anteriores. Essas plataformas possibilitam, ainda, filtrar por matéria, por ano e também, por universidade. Não deixe de utilizar o acervo desses sites para potencializar a sua preparação!

3. Calcule o tempo que terá para as questões

No momento da prova, o tempo disponível para resolver cada questão é bem pequeno. Portanto, prepare-se! Durante o período de estudos, confira quantas questões serão cobradas e qual será o tempo disponível para realizar a prova. Isso permitirá que você tenha uma média, em minutos, para dedicar-se a cada questão.

Realizar simulados em casa, ou mesmo no cursinho, também é uma maneira de se preparar em relação tempo da prova. Existe, inclusive, em muitos sites e aplicativos para celular que disponibilizam as questões, a possibilidade de cronometrar o tempo que você leva para responder cada uma.

4. Leia tanto quanto puder

A prova de redação possui um peso importante para a nota final do vestibular. Por isso, é fundamental que você leia jornais, revistas, blogs e o máximo de livros que conseguir. O hábito da leitura, além de manter você atualizado, ampliará, consideravelmente, o seu vocabulário.

Além disso, escreva ao menos uma redação, a cada semana. Isso fará com que você consiga desenvolver um assunto, de maneira adequada e rápida, ou seja, tornará seu estudo muito mais eficaz! Você poderá pedir a algum amigo(a) e ao seu professor(a) que a avalie e dê um feedback para que tenha certeza se está no caminho certo.

5. Saiba como manter a calma no dia da prova do vestibular de meio de ano

Você que conseguiu focar nos estudos, esforçando-se diariamente e fazendo muitos exercícios e redações, precisa confiar no seu empenho, na hora de prestar o vestibular de meio de ano. Seu trabalho não foi em vão e você fez tudo o que estava ao seu alcance para atingir esse objetivo.

Portanto, chegue à prova seguro e confiante! Não permita que a ansiedade ou o medo boicotem os seus esforços! Caso isso seja um real empecilho para você, procure a ajuda de profissionais que lhe ofereçam mecanismos para superar esse obstáculo. Você poderá procurar um psicólogo, um professor de meditação ou ioga, por exemplo.

E você, gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais! Quem sabe assim, aumente o seu grupo de estudos para o vestibular de meio de ano!