Diversos estudantes precisam sair de suas cidades natais e da companhia da família para cursar uma universidade, por vezes atravessando o país no processo. A rotina de estudos, provas e trabalhos pode ser cruel, somada à sensação de estar ‘’desgarrado’’ e sem ninguém para te apoiar. No entanto, existem maneiras de ‘’driblar’’ isso, fazendo da experiência acadêmica algo mais agradável, e neste contexto temos as atléticas!

Atlética? O que significa ?

Basicamente uma atlética é uma entidade individual de um curso fundada e gerida pelos alunos. Em uma universidade diversos cursos possuem suas atléticas específicas, embora elas possam unir-se em eventos esportivos, festas ou mesmo atividades voltadas para a comunidade. Uma boa maneira de comparar a atlética com algo do mundo ‘’de fora’’ seria um time de futebol.

Cada atlética possui sua bandeira particular e símbolo próprio, além de um hino ser comum em diversas dessas entidades.  Embora qualquer curso possa, teoricamente, ter sua atlética, é mais comum em cursos com maior fluxo de pessoas, como na medicina, no direito, nas engenharias, entre outros.

Quais as atividades que uma Atlética desempenha?

Uma atlética pode desempenhar diversas atividades divertidas, embora o foco da maioria seja na atividade esportiva. As atléticas organizam-se para eventos esportivos dentro da própria universidade (competindo com atléticas de outros cursos) ou mesmo contra atléticas de outras cidades. Entre as modalidades, as mais variadas: Futebol, Judô, basquete, vôlei, handebol…

Outras formas de atuação desses grupos é a realização de atividades beneficentes. Um exemplo muito comum são os ‘’trotes solidários’’, onde alunos realizam atividades em prol de pessoas necessitadas, desde arrecadação de alimentos até doação de sangue em hemocentros. Existe um aspecto de ‘’comunidade’’ bastante marcado nas atléticas, sendo uma entidade muito positiva no convívio universitário e fora dele.

banner-produtos-personalizados-atléticas

Além disso, as festas promovidas pelas atléticas são bastante famosas e muito elogiadas dentro das universidades. Desde eventos temáticos até datas comemorativas(diversos alunos não podem voltar para casa nos feriados, de modo que as atléticas não raramente organizam comemorações internas para estes) são festejados, e a recepção de calouros é sempre muito movimentada, apresentando a organização da atlética e convidando os novatos a participarem.

Devo participar de uma atlética?

Existem diversas vantagens para os alunos que buscam participar da faculdade de maneiras ‘’extras’’ além da sala de aula.  As atividades físicas e os treinos envolvidos permitem que o estudante, que muitas vezes não possui tempo para fazer uma academia ou esporte, mantenha-se em forma e saudável. Além disso, as atividades beneficentes mostram-se bastante interessantes e úteis no auxílio da comunidade.

A sensação de pertencer a um grupo, de vestir uma ‘’bandeira’’ do seu curso pode ser muito atraente para todos. A comunicação entre os membros da atlética poderá facilitar muito sua vida dentro da universidade, de modo que os laços fortes de amizade perduram muito tempo após o fim da faculdade! Nos momentos difíceis onde nem sempre é uma opção estar ao lado da família, o apoio do grupo da atlética mostrou ser verdadeiramente salvador para a saúde mental e física de diversos universitários.

Quem sabe é sua chance de fazer parte de algo maior? Tente se informar acerca da atlética do seu curso, se ela não existir, quem sabe fundar uma? Se você ainda tem dúvidas sobre Atléticas baixe nosso e-book gratuito e tire todas suas dúvidas.