Falar sobre fins sempre reúne um misto de felicidade e tristeza, coragem e medo e assim por diante. O último ano da faculdade e do colégio marcam a vida de todo o estudante, então é importante se preparar para essa fase tão inesquecível.

Respira e não pira

No momento você deve estar curtindo as férias e pensando como é bom não ter nada para fazer… Sim, você está certíssimo! Agora não é o momento em se preocupar com o último ano da faculdade ou do colégio. Respira. Relaxe. Descanse. Porémmmm, não deixe para se preparar mentalmente e fisicamente para esta última etapa da sua graduação no último instante. Afinal, uma hora suas férias vão acabar e você vai precisar enfrentar a realidade. Então respire, sinta o seu momento e reflita o que este último ano de graduação representa na sua vida e não pira, por que vai dar tudo certo.

O que devo fazer?

Antes das aulas voltarem faça uma lista com tudo o que você deseja fazer neste último ano da faculdade ou do colégio, quais são suas metas, quais são as pendências que você tem com a faculdade, colégio e amigos, com quem você deseja conviver mais, o que você gostaria de colocar uma dedicação especial, enfim, escreva tudo o que você sente que precisa fazer antes de acabar as aulas. Isso te dará alívio e ao mesmo tempo energia para voltar com tudo neste último ano.

Devo me preocupar com o que vai acontecer depois do último ano?

Há aqueles que durante o último ano letivo da faculdade ou do colégio se preparam para o mercado de trabalho, faculdade, especializações e projeto para o futuro. Isso depende de pessoa para pessoa, afinal todos nós temos ritmos bem diferentes. Se você sente que está preparado para após o fim das aulas já ingressar na faculdade ou no mercado de trabalho, aproveita a disposição e vai com tudo! Mas se você também tem a oportunidade de ir mais com calma e tirar um ano para descanso e organizar melhor seus pensamentos, também é uma boa ideia. A sugestão para este último ano de faculdade ou de colégio é que você dê atenção para este momento, depois vêm férias de novo e você terá tempo para se organizar para esta outra fase.

Colecione memórias

Nós sabemos que você já teve um bom tempo de convivência com seus amigos e colegas de turma, mas o último ano da faculdade ou do colégio é mais especial. Parece que todo mundo volta inspirado e motivado a aproveitar melhor os momentos. Então use dessa motivação para sair mais com seus amigos, se divertir, tirar fotos e conversar. Uma boa maneira de marcar este momento também é fazer camisetas personalizadas ou algum item personalizado como uma forma de lembrança do último ano, um exemplo é a camiseta dos 100 dias que já falamos aqui no blog.

Seja otimista!

Neste último ano seja confiante e nutra sentimentos bons. Não dê espaço para o medo, mesmo que ele insista em te abraçar. Para isso medite, faça caminhadas, inclua na sua rotina um tempo para você. É importante durante todo esse processo você ir sentindo o que está acontecendo e se permitindo viver todas as emoções que o último ano de graduação causam. Em alguns momentos pode ser que uma bad bata a porta, mas não abra ela. Confie que tudo vai dar certo, por que vai.