Para muitos estudantes, passar no vestibular e entrar em uma faculdade não são as únicas mudanças desta etapa. Alguns, por conta da faculdade, acabam pode ter que se mudar de cidade e encontrar um novo lugar para morar.

Nessa hora, a república se torna uma ótima opção para grande parte dos calouros. Porém nem tudo são flores! Se viver com amigos já é desafiador, imagine compartilhar a sua rotina com pessoas desconhecidas?

Por isso, seguir algumas regrinhas de convivência podem ser o segredo para um dia a dia mais harmonioso e uma experiência mais prazerosa.

Pensando nisso, hoje trouxe para você tudo o que você precisa saber para manter uma boa convivência na república e aproveitar uma das melhores fases da vida!

Organização é essencial

Como quase tudo na vida, ter organização é muito importante quando se mora em uma república. São diversas pessoas compartilhando o mesmo ambiente e pagando as contas em conjunto, o que pode causar confusões e desentendimentos.

Para evitar que isso aconteça, é sempre bom definir quem vai ficar responsável por determinadas tarefas e responsabilidades, além de alguém para cuidar da parte financeira e burocrática.

Bom senso na hora das festas

Muitas vezes, república é sinônimo de bagunça e curtição 24 horas por dia. Porém, não é bem assim que acontece. Além da rotina apertada, repleta de estudos, provas e trabalhos da faculdade, é preciso ter cuidado para a diversão não acabar se tornando uma dor de cabeça.

É importante falar com os seus vizinhos quando estiver planejando alguma festa e sempre respeitar os limites de som e horário.

Estabeleça regras

Ainda falando sobre organização, para manter um ambiente agradável é essencial estabelecer algumas regras. Ou seja, se você sujou algo, lave. Se sua cama está cheia de roupas, arrume. E assim por diante.

Viver em república é aprender a cooperar!

Outro detalhe para se pensar é em relação à comida. Além de definir quem irá fazer as compras e a parte financeira, é preciso determinar regras específicas para a comida. Todos poderão ter acesso à todos os alimentos ou cada um ficará responsável pelo seu? Onde serão armazenados? Quem pegar emprestado deverá repor?

Tudo isso precisa estar bem claro e definido para todos os moradores da república, para evitar problemas.

Receber visitas

Morar junto não é fácil e, por vezes, podemos sentir que não há privacidade. Por isso, se você deseja trazer alguém de fora para dormir ou somente receber é sempre bom avisar a todos da casa para que fiquem cientes.

Na maioria dos casos o convidado deve ficar no seu quarto, para não atrapalhar a dinâmica da rotina da república nem causar possíveis constrangimentos.

Agora você já sabe como manter um ambiente agradável e pacífico na sua república. Em todos os casos, o segredo está em manter sempre o bom senso, respeito, paciência e saber aceitar as diferenças, porque cada um tem o seu jeitinho de ser e todos estão no mesmo barco.

Gostou deste artigo? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no facebook para ficar sempre ligado nas novidades!