Um discurso de formatura é bem mais complicado do que aquele textão de facebook ou os 140 caracteres do twitter, né? Mas uma coisa é fato: o sonho de muitos alunos( e de muitos pais e familiares) é apresentar um discurso “de cinema” na formatura. Mas afinal, sobre o que eu deveria tratar em um discurso de formatura? E quais as chances de passar vergonha na frente de todo mundo? Calma, a gente te ajuda a elaborar o melhor discurso de formatura possível com algumas dicas simples e úteis!

Saiba se isso é para você

Não queremos jogar um balde de água fria em você nem nada, mas saiba que ser orador é uma grande responsabilidade!  A competição costuma ser acirrada para definir o escolhido e não raro discussões e tretas acontecem. Se você está tentando ser orador apenas por pressão familiar (ou por parte de si mesmo), saiba que os contras podem superar muito os prós nessa situação.

Recomendamos que você analise sua vontade real de falar frente ao público, além de pensar em certos aspectos:
• Você consegue controlar a ansiedade?
• Possui o mínimo de habilidade para se expressar?
• Aceita bem as críticas?

Se a resposta para todos os itens acima for sim, vá em frente.  Mas não se sinta diminuído caso elaborar um discurso de formatura não seja para você, existem muitas outras glórias na vida.

Tenha um ponto principal

A maioria dos grandes discursos de formatura possui um ponto que se repete durante o texto. Seja alguma citação que você queira usar como base, ou mesmo um acontecimento. Enfim, tenha uma ideia central!

Saiba que este é o momento de levantar a moral dos formandos, então, quem sabe, o otimismo seja sua mensagem principal? Em qualquer outro dia os professores podem reclamar que o sistema é falido e o mercado de trabalho é difícil. Em qualquer outro dia você pode prestar atenção nas notícias ruins do jornal. Mas neste dia você terá que mostrar que confia em você e nos seus colegas, afinal, é uma ocasião para se comemorar!

Não exagere nas piadas internas

Pode parecer até estranho ler isso, mas não deveria ser! Diversos discursos de formatura sofrem com um grande mal: eles não são feitos para todos os que estão na plateia. Ok, sabemos que você e seus amigos de turma podem ter vivido diversas situações engraçadas nesses anos. Além disso, é claro que todos gostam de se lembrar daquela vez em que… não! Calma. Não seja um desses oradores!

Lembre-se que além dos seus colegas, diversos professores e familiares estarão presentes, e nem todos gostariam de ouvir certas histórias. Acredite, tudo possui hora e local apropriado, e às vezes o silêncio vale mais. Mas incluir uma ou outra piadinha para aliviar o clima durante o discurso de formatura está valendo, okay?

Seja claro

Na hora de ler aquele discurso de formatura que durou horas para ser feito, saiba que todos esperam entendê-lo totalmente. Não deve haver espaço para meias palavras ou frases dúbias, pelo contrário: você deve estar certo do que diz, de maneira que as pessoas possam lembrar de frases e pontos principais.

Ensaie em casa o seu discurso de formatura. Peça opiniões para seus pais, colegas e mesmo para oradores de turmas anteriores. O trabalho conjunto valerá a pena, afinal, o discurso é uma maneira de representar toda a turma, e não apenas você. Tenha coragem e mãos à obra!

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se você gostou, então não deixe de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para ficar sempre ligado nas novidades!