Reunimos aqui alguns possíveis temas para a redação do ENEM 2020, mas antes, vamos dar algumas dicas sobre a prova, se liga aí!

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma das principais portas de entrada para as universidades brasileiras. Através do exame os alunos testam seus conhecimentos, permitindo fazer uma análise da educação brasileira, e ao mesmo tempo podem utilizar a nota para o ingresso em instituições de ensino superior. 

Tradicionalmente aplicada todos os anos, foi foco de muitas discussões neste ano de 2020 em função da pandemia do COVID-19, que exigiu uma reorganização do teste e permitiu inovar no formato do exame, procurando acompanhar as tendências desse momento. Confere as mudanças do ENEM 2020:

1. Haverá dois formatos de prova: 

Para quem vai realizar a prova impressa as orientações continuam as mesmas dos anos anteriores: levar caneta azul ou preta transparente, chegar ao local com antecedência, atentando para a nova exigência que são os cuidados com as normas sanitárias, como utilizar máscara e fazer uso de álcool gel na entrada e saída do local do exame. No formato digital, as provas poderão ser realizadas de computadores pessoais ou em locais que estejam de acordo com as normas sanitárias da covid-19.

2. As provas em formato impresso e digital serão aplicadas em datas diferentes

As provas no formato impresso serão aplicadas no dia 17 e 24 de janeiro de 2021. Enquanto as provas no formato digital devem ser realizadas nos dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021.

3. Apenas as questões objetivas sofrem alterações em seu formato de resposta

Ambas as provas serão formadas por 180 questões objetivas sendo 45 para Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza, 45 de Matemática e uma redação. Nesse caso apenas as respostas objetivas, na versão digital poderão ser marcadas utilizando a tecnologia. Isso porque a redação pois no formato impresso ou digital, continuará sendo avaliada mediante a escrita manual, isso mesmo: na versão digital a redação deve ser escrita de forma manual, utilizando caneta e papel.

Não deixe de estudar para o ENEM 2020

O órgão responsável pela organização do ENEM 2020, o Inep, afirma que com a prova no formato digital espera-se que mais estudantes realizem as provas, aumentando ainda mais o alcance do teste. Sendo assim, é importante você não relaxar nos estudos e ficar atento às notícias, textos e eventos que marcaram o ano de 2020, pois eles podem anunciar os possíveis temas para a redação do ENEM. 

E para dar aquela ajuda, reunimos aqui uma lista de 10 possíveis temas para a redação do ENEM, para você se preparar para a prova de redação:

  1. A persistência do Racismo Estrutural no Brasil
  2. O desmatamento na Amazônia e os impactos das queimadas
  3. O ensino a distância e os desafios do uso da tecnologia
  4. O novo normal após da COVID-19
  5. A importância do SUS para a garantia do direito à Saúde no Brasil
  6. Combate às Fake New 
  7. Saúde Mental: cyberbullying. depressão e suicídio
  8. Imigrações e a Crise dos Refugiados 
  9. A objetificação da mulher
  10. A cultura do cancelamento

Lembre-se que para uma boa redação é importante: 

  • Ler todos os dias
  • Procurar assuntos e pontos de vista diferentes
  • Estar em contato com boas referências
  • Pensar na facilidade com que o leitor vai compreender o texto
  • Evitar o corretor automático
  • Revisar o texto

Com todas essas dicas você estará preparado para realizar a prova do ENEM 2020. E não esqueça de estudar sem sair de casa. Você pode estudar virtualmente de várias formas, por aplicativos de celulares, por canais de YouTube, por Podcasts ou até mesmo pelos famosos studygrans. Aqui em nosso blog você encontra listas e mais listas com os mais acessados em todas essas modalidades.