Você já deve ter ouvido falar das atléticas e não vê a hora de começar a participar de uma, não é mesmo? Elas são agremiações voltadas para as competições esportivas entre universidades.

Além disso, fazer parte das atléticas é uma ótima oportunidade de participar de eventos incríveis que vão muito além das competições esportivas. Quer saber mais como eles funcionam?

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre os eventos e como aproveitar esses momentos da melhor forma possível! Continue a leitura e acompanhe.

Como funcionam as atléticas das universidades

As atléticas são agremiações das faculdades que surgiram com a finalidade de montar equipes de diversos tipos de esportes para eventos de competições entre instituições.

Elas promovem aos alunos, além de competir, a oportunidade de integração, participação em eventos e desenvolvimento de funções variadas necessárias para a administração.

As atléticas são associadas às ligas que promovem as competições entre diferentes agremiações de várias universidades, podendo ser a nível estadual ou até mesmo nacional. Uma mesma universidade pode ter mais de uma atlética, que geralmente são associadas aos diferentes cursos.

Os eventos que as atléticas participam

Foco principal das atléticas, o evento esportivo é o grande momento do ano! As competições movimentam a galera para as disputas em inúmeras modalidades, como basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, artes marciais e muitos outros.

As ligas costumam ser divididas por cursos. Existem competições focadas totalmente para cada um dos cursos presentes em uma instituição de ensino, como Direito, Administração, Engenharia, Medicina, Comunicação Social e assim por diante.

As competições geralmente são a nível estadual, mas também ocorrem as disputas nacionais, assim como a questão de uma competição entre atléticas do mesmo curso pode variar. Já existem ligas que promovem campeonatos entre as melhores atléticas, englobando todos cursos! Aí o bicho pega de verdade!

Entre as modalidades estão as copas e os campeonatos. Cada uma das ligas define regras próprias para as competições, definindo também quais atléticas devem participar, considerando cursos, instituições e regionalidade.

As torcidas são um patrimônio

Nem todo mundo nasceu com talento para esportes, mas todo mundo pode mandar muito bem apoiando quem está competindo! As torcidas são um show a parte nas competições e nos eventos! Bandeiras, baterias e muito gogó estão sempre presentes nas arquibancadas.

As músicas sempre na ponta da língua são o momento em que a galera exalta sua atlética e, claro, aproveita para alfinetar seus rivais, tudo dentro do respeito, mas com a zoeira liberada! O clima fica de um estádio lotado, é incrível!

O uniforme também faz parte das torcidas. Elas estão sempre vestidas com camisetas, bonés, jaquetas, moletons e carregando suas canecas para assistir os jogos e apoiar os atletas que os representam. Existem empresas especializadas em confeccionar uniformes personalizados!

As festas também estão nos planos

Nem tudo é rivalidade e competição, as festinhas também estão nas pautas das atléticas, que também são responsáveis por organizar recepção de calouros, trotes, e choppadas a fim arrecadar dinheiro para custear despesas administrativas e itens como uniformes de atletas e torcidas.

Os eventos comemorativos costumam atrair muitos alunos, até mesmo os que não fazem parte das atléticas, tudo por conta da conhecida animação do pessoal envolvido com as agremiações.

A experiência dos estudos no ensino superior fica ainda mais rica e especial com tudo que envolve as atléticas. Os eventos são inesquecíveis e super animados! Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhum post como este!