Tá chegando o fim do curso e junto com toda a ansiedade e as decisões que devemos tomar, aparece mais uma!! Festa ou viajem de formatura? E agora?

Fazer aquela festa com seus colegas, amigos e familiares ou aquela viagem inesquecível com todos os companheiros de jornada?

Se você está em dúvida, vamos destrinchar os prós e contras de cada um.

Se você já leu o nosso texto sobre como ter uma formatura inesquecível, mas ainda está em dúvida do que escolher, leia este artigo até o fim.

Festa de formatura

Segundo o genial escritor uruguaio Eduardo Galeano, o corpo é uma festa.

Isso significa que para a sua festa ser um sucesso ela precisa ser inteligente, ter uma boa circulação e estar muito bem hidratada!

Mas a festa de formatura não pode ser um motivo a mais de estresse e ansiedade. Se você já está cheio de dúvidas do que fazer no futuro, não acrescente este peso a mais na sua cabeça.

Uma festa de formatura envolve comprometimento, organização e várias tarefas e decisões. Se você acha que nem a sua turma, nem você estão preparados para todo este trabalho, talvez esta não seja a melhor opção.

Porém, se você já ensaiou os passinhos no TikTok e já reservou a melhor roupa para aquela selfie, encare a organização e vá em frente. Mas calma! A gente ajuda.

Local

O primeiro passo é escolher o local da festa de formatura e existem opções para todos os bolsos!

Você e sua turma podem alugar aquele salão de festas que bomba na cidade, aquele barzinho mais íntimo ou até apostar na casa com piscina daquele colega. O importante é que seja perto para todos!

Data

Lembre-se de não marcar no mesmo dia que o aniversário de algum companheiro sem consultar antes com ele. Também esteja atento às datas de entregas de trabalhos e provas.

O melhor é sempre escolher uma data que seja tarde o suficiente para que todos já estejam formados, mas não tanto que o pessoal já tenha saído de viagem ou estejam começando outro projeto.

Calcule também o tempo para pedir seus itens personalizados que não podem faltar em nenhuma turma de formatura.

Decoração

Uma ideia estadunidense que se popularizou muito no Brasil é a de fazer formaturas temáticas! Com o pessoal fantasiado ou com o local todo decorado, essa é sempre uma opção divertida!

Para a sua formatura temática ser um sucesso, não esqueça de escolher a música mais adequada!

Não importa onde seja, lembre-se de que a festa de formatura é um encerramento de um ciclo que você vai querer lembrar para sempre!

Então, não esqueça de convidar aquelas pessoas que foram importantes nessa caminhada e não encha a cara! Festa é para dar alegria e não ressaca.

Viagem de formatura

Segundo o escritor brasileiro Fernando Pessoa, para viajar basta existir!

Significa que você não precisa gastar rios de dinheiro para ir com a sua turma em uma viagem de formatura.

Porém, não vamos nos iludir! Viagem gera despesas sim! Monte uma comissão de formatura e analise os custos antes de decidir por uma viagem de formatura.

Além disso, a viagem normalmente é feita apenas pela turma que cursou. Se você quiser comemorar este final de ciclo junto a professores, amigos e familiares, talvez esta não seja a melhor opção.

Mas se você já está pensando no melhor filtro de Instagram para aquela foto da turma em frente a uma linda paisagem, não vamos estragar o sonho, né? Vamos dar algumas dicas para você desfrutar sem se estressar!

Local

Assim como na festa de formatura, o local é que vai dizer se a sua viagem vai ser mais cara ou mais econômica. Seja para uma praia próxima ou para outro país, todos devem concordar com as tarifas.

Aqui temos algumas dicas dos destinos nacionais mais legais!

Programe-se

Uma viagem precisa de tempo de organização. Junte a comissão de formatura ao menos um ano antes para tomar algumas decisões. Marque um dia por mês para reuniões da comissão.

Sempre vai haver mudanças de última hora e decisões para tomar.

Procure uma agência

Reservar hotel, marcar os passeios, comprar as passagens… Tudo isso pode ser muito estressante e você não quer mais decisões para tomar no último ano de curso.

Por isso, procure uma agência de viagens e se informe.

Talvez você veja que pode organizar tudo com seus companheiros ou talvez você veja que é melhor contratar alguém com experiência.

De todos os modos, você deve lembrar que uma viagem envolve convivência. Fechar este ciclo brigando com seus colegas não é legal.

Por isso, aproveite a viagem e não se estresse com pormenores! A vida é muito curta para não saber perdoar e deixar para lá. Se você carrega mágoas e arrependimentos, vai pagar excesso de bagagem!

Por que não os dois?

E aí? Curtiu às duas coisas?

Converse com seus colegas, com pessoas que já fizeram festas e viagens de formatura. Por aí você descobre um jeitinho de fazer às duas coisas.

Se quiser, fale conosco da T&M. Temos experiência no assunto e podemos ajudar. Além disso, a gente curte uma boa formatura!

Seja para quem termina um curso, para os que finalizam a dura etapa do colégio ou quem está se formando na faculdade, não se pode deixar passar a data em branco! Lembre-se: você até pode repetir matérias durante o curso, mas a formatura é só uma!