ESTUDAR EM CASA – 4 DICAS PARA FAZER ISSO DAR CERTO

Educação
estudar

Se você caiu de paraquedas no mundo dos estudos em casa, com certeza deve estar sentindo dificuldades com esse “universo paralelo”. Não pira não! Nós da T&M Personalizados conversamos com alunos que já estudam em casa há algum tempo e selecionamos as melhores dicas para te ajudar a ter bons resultados nessa tarefa difícil. Confere aí!

Monte seu “cantinho de estudos”

Não é porque você está em casa que vai estudar na sua cama! É preciso ter a mesma disciplina que se tinha quando estava estudando no presencial. Por isso, separe um canto específico para dedicar às suas horas de estudo.

Ter um lugar organizado especialmente para isso, vai fazer com que seu cérebro sempre assimile a ação de estudar com aquele local, isso vai fazer você ficar mais concentrada e ainda vai te dar o foco necessário para ficar nele por muito tempo.

Não esqueça! Precisa ser um ambiente bem iluminado e longe de distrações. Caso você não tenha um quarto só para você, terá que adaptar o local mais tranquilo da casa para isso, nem que seja a lavanderia ou o quintal mesmo.

Monte um cronograma de estudos em casa

Na escola, faculdade ou cursinho, você sabia exatamente a quantidade e quais aulas seriam ao longo do dia. Agora não pode ser diferente. É necessário que você determine os conteúdos que serão estudados com antecedência para não se atrapalhar na hora de estudar em casa.

Crie uma planilha com os dias da semana, as matérias que irão ser estudadas em cada dia com a descrição do conteúdo e tempo estimado. Ex: Terça-feira/Biologia/ Citologia/2h.

Assim, você não perde tempo decidindo o que vai estudar caso você tenha um cronograma certinho com todas as matérias e conteúdos da semana. Lembre-se: estudar em casa exige, acima de tudo, muita organização. Então, faça com que ela seja sua melhor amiga.

Existem muitos studygrams que postam modelos de cronogramas e podem te ajudar com isso.

Escolha a sua fonte de estudos

Muitos instituições estão tendo aulas online, porém elas nem sempre saem como esperado. Caso você esteja percebendo que não está tendo muito sucesso com esse formato de aula, é hora de mudar sua fonte de estudos.

São inúmeras possibilidades. Voltar a estudar pelos livros pode ser uma delas. Se você tem boas apostilas em casa, não as dispense. Utilize as técnicas de marcação das palavras-necessárias e aposte em resumos para fixar o conteúdo.

Caso você não curta muito ler, as videoaulas podem ser sua salvação. O Youtube Edu é uma nova versão da plataforma que foca em conteúdos do ensino fundamental e médio.

Além disso, muitas empresas de educação estão disponibilizando materiais  gratuitos para que os alunos possam continuar estudando como é o caso do Stoodi, cursinho focado no ensino médio e vestibular,  que liberou o acesso para todos.

Além disso, nós já fizemos um post exclusivo sobre 8 CANAIS DO YOUTUBE PARA TURBINAR OS SEUS ESTUDOS. Não deixe de dar uma olhada!

Tenha disciplina

Esse tem que ser seu mantra de agora em diante. Não ter um professor ou até mesmo as obrigações diárias dos estudos perto de você presencialmente faz que a disciplina tenha que ser maior.

Com isso, não deixe de estipular horários e obedecê-los direitinho para que você não perca o ritmo. Nada de dormir a semana inteira!

Estabeleça metas diárias para te direcionar melhor. Isso se aplica à quantidade de aulas que você precisa ter por dia e até o número de exercícios de cada matéria que precisam ser feitos. Cuidado! não planeje metas impossíveis que você sabe que não irá cumprir, sempre tenha em mente o seu desempenho atual. Comece aos poucos e vá aumentando as metas conforme for alcançando elas.

Um app bacana para te ajudar com isso é o Forest, nele você pode cronometrar as atividades de maneira mais prática. Ele está disponível para Android e IOS.

Não deixe que estudar em casa se torne o seu maior pesadelo. Espero que você tenha gostado de nossas dicas e possa colocá-las em prática. Conta aqui nos comentários quais são as maiores dificuldades que você está passando com esse processo.

Gostou do post? Não deixe de dar o feedback em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e ficar ligado nas novidades do nosso blog. Até a próxima!

COMO CONSEGUIR O ESTÁGIO DOS SONHOS
3 DICAS DE COMO LIDAR COM O ESTRESSE E ANSIEDADE DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Leia também