As inscrições do Enem estão chegando e você ainda não está por dentro de tudo que vai rolar na edição deste ano? Não se preocupe! Nós separamos as principais informações que você precisa saber para não perder as novidades, prazos e datas que são de extrema importância para a sua jornada de vestibulando. Confere aí!

O que tem de novo?

Enem Digital

A grande novidade do Enem 2020 é, sem dúvidas, o modelo digital proposto pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Não se preocupe, caro estudante! Inicialmente, a versão só será feita por quem deseja participar do projeto. São mais de 100 mil vagas distribuídas por vários municípios do país. O objetivo do Governo é que, aos poucos, essa versão substitua a prova impressa.

De modo geral, o processo para a realização dessa prova será o mesmo da prova escrita tradicional. Serão disponibilizados os locais específicos onde terão os computadores para a aplicação da prova, o que derruba os rumores que surgiram de que o aluno poderia fazer a prova em sua casa.

Ao contrário do restante do exame, a prova de redação será realizada no formato impresso que já havia sendo feito nas edições anteriores.

Descubra aqui quais municípios receberão a prova digital!

Identificação Por Foto

No momento da inscrição,  você deverá anexar ao site uma foto sua que esteja colorida, nítida, com um fundo branco e que esteja mostrando da parte dos ombros para cima. Você não poderá fazer uso de nenhum acessório que comprometa a sua identificação, como é o caso dos chapéus e óculos escuros. A foto será usada para identificar o participante do dia da aplicação da prova.

Maior Acessibilidade

Para participantes surdocegos e autistas, os organizadores do exame criaram uma banca corretora específica para corrigir as provas desses candidatos.

Além disso, as provas de redação que forem escritas em braile terão um sistema específico para as correções.

Lactantes

Se você estiver amamentando, a edição desse ano dará 1 hora adicional de prova para as participantes que se inscreverem nessa categoria e levarem o acompanhante e a criança que ainda está no período de amamentação.

Inscrição

Enem Impresso e Enem Digital

É de extrema importância que você se atente ao prazo de inscrição da prova. As inscrições para o Enem Impresso e Digital começam a partir das 10h do dia 11 de Maio e se estendem até 23:59 do dia 22 de Maio. Já deixa um lembrete aí para não esquecer!

Você poderá escolher em qual modalidade (Enem Digital ou Enem Impresso) deseja realizar a prova no momento da inscrição. Só será possível se inscrever em uma das modalidades.

Atenção! Não será possível alterar a modalidade da prova após concluir a inscrição. Por isso, todo cuidado é pouco no momento de preencher os dados.

Para quem tem interesse em participar do Enem Digital, as vagas serão preenchidas a partir do horário inicial do período de inscrição.

As inscrições serão realizadas aqui e todos os participantes terão que se cadastrar no portal do Governo Federal caso ainda não tenham cadastro.

Todos deverão se inscrever, inclusive quem já possui a isenção da prova.

Depois de concluir a inscrição, você poderá acompanhar a sua situação pela página do participante ou pelo Aplicativo Oficial do Enem que está disponível para Android e IOS. O app é muito bacana e pode te ajudar a ter acesso mais fácil quando sair o resultado da prova.

Sobre a taxa de inscrição

Anota aí! O valor da taxa de inscrição de inscrição do Enem Digital e do Enem Impresso é a mesma: R$ 85,00. Após a sua emissão, o boleto poderá ser pago até o dia 28 de Maio.

ATENÇÃO! Não deixem para pagar de última hora pois o banco pelo qual você pagou o boleto pode compensar o pagamento depois da data de encerramento do prazo.

Aplicação da Prova

A data de aplicação das provas varia de acordo com a modalidade que você escolher.

Enem Impresso

  • Primeiro dia de prova: 01 de Novembro
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Redação.
  • Segundo dia de prova: 08 de Novembro
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Enem Digital

  • Primeiro dia de prova:  22 de Novembro
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Redação.
  • Segundo dia de prova: 29 de Novembro
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Tendo em vista o momento atual que estamos vivendo, essas datas poderão sofrer alterações. Porém, não deixe de planejar seu cronograma de estudos e revisões com base nelas.

Horário das Provas

Apesar de as provas serem em dias diferentes, os horários de aplicação são os mesmos para as duas modalidades.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13:30h
  • Fim das provas do primeiro dia: 19h
  • Fim das provas do segundo dia: 18:30h

Eu sei, eu sei! São muitas informações e prazos. Por isso, não deixe de criar lembretes, anotações ou até mesmo voltar aqui nessa página sempre que for preciso. Assim, você pode checar se já fez tudo que precisa ser feito para não deixar de fora qualquer passo até a chegada da prova. Se você gostou do conteúdo, não deixe de dar o feedback em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e ficar ligado nas novidades do nosso blog. Até o próximo post!