Confira algumas dicas sobre empreendedorismo no mundo da moda no mercado digital

Nestes tempos de crise social causada pela pandemia, muitas empresas estão migrando ou nascendo no meio digital.

No mundo da moda o empreendedorismo fashion encontrou no e-commerce um mercado com vários fornecedores, alta demanda, uma boa margem de lucro e facilidades logísticas para entregar o produto e receber o dinheiro.

Seja para diminuir o custo ou para aumentar a sua exposição, o empreendedorismo digital veio para ficar, também neste segmento. 

E se você está se sentindo um peixe fora d’água neste assunto, não se preocupe! Leia com atenção nossas dicas e você vai encontrar todas as respostas para o empreendedorismo fashion.

1.    Identifique seu público-alvo ou buyer persona

Antes de tudo, você precisa definir o que e para quem você quer vender. Num oceano de possíveis clientes como a internet, você tem que saber onde jogar a sua rede.

Pense no seu produto. Agora pense em quem vai querer comprar ele, qual a idade, classe social, onde essa pessoa vive, de que trabalha, etc. Se preciso, informe-se sobre como criar uma buyer persona ou definir público-alvo.

Uma vez que você tenha isso definido, busque informações sobre onde essa pessoa está. Se é lendo os blogs online, se é nas redes sociais ou nos aplicativos de celular.

Veja quais são os aplicativos que mais podem ajudar você a vender ou entregar sua marca e faça aí a sua propaganda. É assim que você pode gerar um impulso de compra no seu cliente.

2.    Utilize as redes sociais

Já no caso das redes sociais, diferentemente dos aplicativos que auxiliam o empreendedorismo fashion, é importante você estar em todos os lugares!

Divulgue, personalize produtos para empresas, publique textos… Mas, acima de tudo, mostre a sua marca! É isso o que você quer vender antes do produto, a sua marca!

Lembre-se que as redes sociais te dão a vantagem de participar de todo o processo de compra, aprendendo como se comporta o seu cliente e como ele recebeu o seu produto.

Se ele se mostrou contente com o que recebeu, transforme ele em um embaixador da sua marca, dando descontos e bônus em futuras compras caso ele divulgue seu produto.

3.    Faça parceria com influenciadores

Se você tem dificuldades para receber um feedback sobre a satisfação do seu cliente ou não sabe como criar uma estratégia para que ele divulgue a sua marca, aposte nos influenciadores digitais.

Nunca na história do empreendedorismo fashion tivemos tantos blogs, canais de YouTube, páginas de Facebook e Instagram dedicados exclusivamente à moda.

Mas acima de tudo, procure alguém que fale para o seu público e negocie. Alguns influenciadores do empreendedorismo fashion já tem suas tarifas para divulgar marcas, porém, outros que estão começando ou não vivem deste tipo de empreendedorismo podem estar mais abertos a negociações.

Converse, entre em acordo, envie o seu produto e peça para esta pessoa divulgar os seus canais de compra.

4.    Facilite o pagamento e a entrega

Se há uma coisa que os compradores digitais buscam é a facilidade. Não complique a forma de pago nem exija que ele vá até o seu ponto de venda para buscar a roupa ou acessório.

O cliente quer segurança e agilidade no pagamento. Existem vários aplicativos para celular e páginas de internet que facilitam esta transação.

A entrega funciona do mesmo jeito, deve ser ágil e o cliente deve receber a sua compra na hora e dia marcados. Nada pior do que aquela “janela de horário” de um dia ou uma tarde para receber o produto.

Seja parceiro de aplicativos de entrega ou contrate um serviço privado de confiança.

5.    Crie conteúdo para a sua marca

Seja na sua rede social ou no seu blog, você deve estar sempre bem ranqueado e com uma alta visibilidade. O empreendedorismo fashion nos meios digitais é dinâmico!

Por isso é muito importante que você divulgue as suas novidades, reforce a sua marca e apresente novas possibilidades de compra. Quanto mais conteúdo você gera mais os consumidores te enxergam como uma marca de sucesso.

Por exemplo, dê dicas do que vestir para uma reunião, fale sobre as tendências da moda para a próxima estação, mostre as melhores combinações de peças de roupa para aquela saída no barzinho depois do trabalho.

Tudo o que você puder fazer para atrair o olhar do cliente é bem-vindo!

Conheça a T&M

E se você ainda quer saber mais sobre como criar a sua marca de roupa própria, o pessoal da T&M oferece um e-book que é um guia completo sobre o assunto.

Clique aqui e leia tudo o que você precisa saber sobre o empreendedorismo fashion!