Estudar em casa pode ser algo mais produtivo do que parece, principalmente quando é possível unir o útil ao agradável e aprender enquanto assiste a algo divertido. Por esse motivo, nós da T&M Personalizados separamos 10 documentários que todo estudante precisa assistir ainda este ano.

10 documentários indispensáveis para estudantes

Seja você uma pessoa do ensino médio ou da faculdade, os documentários são formas de aprender mais sobre diversos assuntos importantes. Muitas vezes, eles são focados em pautas de atualidades, como tecnologia e problemas sociais, temas que podem ser cobrados no vestibular.

Porém, também há produções que abordam momentos específicos da história e discussões científicas, que são úteis para enriquecer sua bagagem de conhecimento. Então, confira nossa lista para saber qual o ideal para você e já separe um momento na sua rotina para assistir a algum dos 10 documentários que são essenciais para quem é estudante.

1. A Conspiração da Lâmpada

Este documentário coloca em foco um assunto muito discutido atualmente: a obsolescência programada, ou seja, o fato de diversos produtos utilizados no dia a dia, como celulares e lâmpadas, serem programados para que parem de funcionar depois de determinado tempo de uso. Então, se você gosta de entender a relação entre a tecnologia e o consumismo, vale a pena assistir!

2. Holocausto Brasileiro

É muito comum que investigações sobre tragédias se tornem documentários, e foi exatamente o que aconteceu neste caso. Holocausto Brasileiro relata os fatos que levaram à morte de mais de 60 mil pessoas em um hospital psiquiátrico localizado em Minas Gerais, trazendo questionamentos sobre a forma como pacientes com problemas de saúde mental costumavam ser tratados.

3. Indústria Americana

Existem inúmeras diferenças entre o modo de produção em cada país: cada local tem um regulamento quanto à carga horária, segurança no trabalho, entre tantos outros aspectos que fazem parte do sistema adotado. Assim, o documentário Indústria Americana foca em demonstrar o choque cultural e social que ocorre quando uma empresa chinesa decide abrir uma fábrica nos Estados Unidos sem se adaptar à realidade local.

4. Charles Darwin: A Voz da Evolução

Você certamente já ouviu falar sobre Charles Darwin nas aulas da escola ou, quem sabe, leu sobre ele em alguma questão de vestibular. Mas, cá entre nós, já parou para pensar na trajetória dele? Caso você sempre tenha tentado entender as ideias de Darwin, é interessante conferir este documentário, pois ele é uma biografia sobre um dos maiores nomes da Biologia como conhecemos hoje!

5. Ilha das Flores

Você sabe a trajetória pela qual um alimento passa até chegar em sua casa e, depois, até onde ele pode chegar? Este documentário, que é um curta-metragem repleto de críticas à sociedade e com pitadas de humor, mostra isso. Assim, em Ilha das Flores, é possível perceber a desigualdade que existe na sociedade e acompanhá-la por meio da jornada de um tomate, desde seu plantio até o momento em que é separado do lixo para ser consumido por quem vive em condições precárias.

6. Muito Além do Peso

A obesidade infantil, associada à propaganda massiva de alimentos industrializados, é um assunto tão importante que já foi tema do ENEM. Mas, antes disso, o documentário Muito Além do Peso já trazia dados e recortes regionais sobre o tema. Assim, assistir a este filme vai ajudar você a entender uma das maiores problemáticas mundiais.

7. Pro Dia Nascer Feliz

A escola faz parte do cotidiano de jovens de todas as classes sociais, mas a forma como a educação é vista por cada um varia muito de acordo com o local onde vive e sua realidade sócio-econômica. Por isso, Pro Dia Nascer Feliz é um documentário feito com base em depoimentos de estudantes completamente diferentes e mostra os diversos significados que o ambiente escolar possui para eles.

8. Seremos História?

Não é de hoje que as mudanças climáticas que afetam o mundo são comentadas nos telejornais, palestras e nos livros. No entanto, assim como é importante questionar o que causou esses problemas, também é preciso pensar em possibilidades de enfrentar o desequilíbrio pelo qual o planeta está passando. Dessa maneira, buscando a proteção ambiental, o documentário ressalta a necessidade de discutir essas pautas e encontrar saídas para isso.

9. Jango

O período militar da história do Brasil, devido a todos os acontecimentos que o envolvem, se tornou uma época que é frequentemente comentada até hoje. Mas, se você nunca entendeu como era o cenário da política brasileira antes de 1964, o documentário que conta a vida de João Goulart, conhecido como Jango, vai ajudar nisso.

10. A Dieta do Palhaço

O vício em fast food é algo que contribui para uma série de problemas de saúde que afetam cada vez mais pessoas, como diabetes, hipertensão e colesterol. Dessa forma, a fim de entender os efeitos disso a curto prazo, este documentário mostra a rotina de um homem que passa 30 dias com uma dieta baseada apenas em refeições desse tipo. Acredite: o resultado pode surpreender você!

Agora é com você: escolha qual deles você vai ver primeiro! Aliás, aproveite e envie esse post para que seus amigos possam conferir também! Inclusive, se tiver mais alguma dica de documentários que todo estudante precisa assistir, conte para nós da T&M Personalizados! Estamos esperando seu comentário 🙂