As férias chegando, e tudo que precisamos é descansar, relaxar e tentar fugir um pouco da rotina de estudos, matérias intermináveis e provas que deixam nosso cabelo em pé. Nada melhor que aproveitar as férias acompanhado de um bom livro, na rede, na praia ou na piscina.

Então segura aí, que separamos algumas dicas de livros para você ler no seu tempo ocioso das férias. Têm livros para todos os gostos (eu acho), confere aí:

1. Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green

tartarugas-ate-la-embaixo

Vou começar por uma indicação de escritor queridinho entre os adolescentes. Depois de alguns anos de espera, John Green presenteou seus fãs com “Tartarugas Até Lá Embaixo”. Na história temos Aza Holmes, uma garota de 16 anos que lida com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que com a ajuda da amiga Daisy buscam pistas para desvendar o desaparecimento de um bilionário da região. Uma história incrível, recheada de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados.

2. The Underground Railroad: Os Caminhos Para a Liberdade – Colson Whitehead

livros para ler nas férias

Vencedor dos principais prêmios literários, o Pulitzer de ficção e o National Book, “The Underground Railroad: Os caminhos para a liberdade” conta a história de Cora, uma jovem escrava em uma plantação de algodão na Georgia. Quando um recém-chegado da Virgínia, Caesar, revela uma rota de fuga chamada, a ferrovia subterrânea, ambos decidem escapar de seus algozes. Mas nada sai como planejado.

3. No Seu Pescoço  – Chimamanda Ngozi Adichie

livros para ler nas férias

Contos são sempre uma boa opção para as férias, você começa e termina uma história rapidinho. Em “No Seu Pescoço”, a premiada escritora Chimamanda Ngozi Adichie reúne doze contos que exploram a imigração, o preconceito racial, opressão, machismo, sempre com personagens nigerianos, homens e mulheres que ainda vivem no país ou emigraram para os EUA.

4. Noturnos – Kazuo Ishiguro

livros para ler nas férias

Você já deve ter percebido que estou indicando muitos livros/autores com premiação, não é? E esse é mais um. O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro foi o ganhador do Nobel de Literatura em 2017. Noturnos são contos para amantes de música. São 5 histórias de instrumentistas de diversas partes do mundo.

5. Objetos cortantes – Gillian Flynn

livros para ler nas férias

Objetos cortantes é um livro que teve uma adaptação para a TV. A história virou um seriado da HBO e por sinal vale a pena assistir e ler o livro é claro. O livro conta a história cheia de mistérios de Camille, uma jornalista que precisa retornar a sua cidade-natal para investigar o assassinato de duas meninas. Ela então volta a morar com sua mãe, a socialite Adora, com quem tem uma relação tóxica.

6. O Conto da Aia – Margaret Atwood

livros para ler nas férias

Já que estamos indicando livros que viraram seriados, lá vai mais um. O conto da Aia é um romance distópico que virou um seriado de TV em 2017. O livro foi escrito em 1985, mas com o sucesso do seriado, tornou-se um dos livros mais comentados e mais vendidos nos últimos meses. A história se passa num futuro onde não existem mais jornais, revistas, livros. As universidades extintas. Onde um Estado teocrático e totalitário é instalado. Mulheres são vítimas, oprimidas, divididas por categorias, e algumas delas, as aias, existem unicamente para procriar. Uma reflexão sobre o futuro e o presente, sobre a liberdade, direitos civis e poder.

7. 50 Contos de Machado de Assis

livros para ler nas férias

Já indiquei tantos contos, mas não pode faltar um escritor muito famoso da nossa literatura, não é mesmo? Sim, porque não Machado de Assis, nas férias também pode. Esse livro é uma coletânea de alguns dos seus melhores contos. Organizada em ordem cronológica e com algumas informações sobre como cada história foi publicada. Vale a leitura para quem quer conhecer nossa literatura sem ser cansativo e chato.

8. Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

livros para ler nas férias

O livro está no topo da lista de best-sellers, com mais de um milhão de cópias vendidas. E pasmem, é um livro de poesia. A obra transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida de todos nós, mas mostrando ao leitor que existe uma maneira de tirar delicadeza deles. Se lendo isso não te fez ficar com vontade de lê-lo então, vai mais algumas dicas, ele têm ilustrações minimalistas incrivelmente lindas, que foram feitas pela própria autora. Ah, sem falar nesse título? A versão original dele se chama “Milk and honey” mas em português ganhou um novo nome, que é no mínimo provocante e rende muitas interpretações.

9. A Arte de Produzir Efeito sem Causa – Lourenço Mutarelli

livros para ler nas férias

Conta história de Junior, que depois de abandonar o emprego e a mulher, volta a morar com seu pai. Sem dinheiro nem perspectivas, seus dias se dividem entre o velho sofá da sala transformado em cama, o bar onde bebe com desocupados e as conversas com a jovem e atraente inquilina do pai. A obra é um mergulho na consciência individual. É um livro complexo e, justamente por isso, genial. Vale a pena investir umas horas em elevar a sua bagagem literária com essa obra.

10. Dias Perfeitos – Raphael Montes

livros para ler nas férias

Um romance policial / suspense que vai te causar angústia do começo ao fim. E isso é bom. O protagonista Téo é um psicopata confuso e assustador, que cria uma obsessão por Clarice, uma garota inteligente de espírito livre. Tem um clima sombrio e claustrofóbico, repleto de reviravoltas. Um romance nada usual que, ainda assim, você não vai conseguir largar.

11. O Ódio Que Você Semeia – Angie Thomas

livros para ler nas férias

Uma história juvenil sobre uma garota que presencia a morte de seu melhor amigo, negro, por um policial, branco. Starr uma adolescente normal do subúrbio norte-americano que vai te levar para uma viagem acerca de tensões raciais, relacionamentos e as essências de amizades verdadeiras. Um livro contra o racismo em tempos tão cruéis e extremos.

12. Maus: A História de Um Sobrevivente – Art Spiegelman

livros para ler nas férias

Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. O livro é a primeira história em quadrinhos a ganhar um Prêmio Pulitzer. Sua primeira parte foi lançada em 1986 e a segunda em 1991. Ele foi relançado em um único volume. É uma obra de arte tocante, incrível para ler e ter na estante.

13. O Segredo De Jasper Jones -Craig Silvey

livros para ler nas férias

Numa noite, Charlie Bucktin, um garoto de 13 anos, é acordado pela visita de Jasper Jones. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. A história é um romance original, emocionante e intrigante com dúvidas que todo adolescente tem nesta fase da vida.

Bom, a quem diria que o número treze dá azar, mas eu não acredito em superstições. Então essa lista vai sim ter 13 dicas de livros, para você apreciar nessas férias.

Espero que você tenha gostado ao menos de uma dessas dicas, e se tem outras sugestões pode deixar nos comentários que acrescentamos no texto. Ah, e não esquece de compartilhar, pelo Facebook ou Twitter as dicas com seus amigos 😉