Vivemos na época da tecnologia e do “agora”. Nesse mundo extremamente informatizado, não é surpresa que a nova modalidade de educação que toma os holofotes são os cursos a distância. Mas, será que eles realmente valem a pena? Nesse artigo explicamos um pouco sobre os cursos EAD (ensino a distância), suas vantagens, desvantagens e vamos ajudá-lo a decidir se eles são interessantes para você!

Entendendo os cursos EAD

Antes de entrarmos no assunto, é importante salientarmos algumas informações para os interessados. Embora sejam primariamente feitos à distância, o MEC exige a realização de algumas atividades presenciais nos cursos a distância, como:

• Provas
• Trabalhos
• Reuniões
• Apresentações finais de curso (TCC)

Todas as datas são anunciadas no início do semestre, permitindo com que o participante possa organizar-se.

Vantagens

Existem diversos prós em escolher um curso EAD. Entre eles:
Preço: As mensalidades dos cursos a distância são significativamente menores em comparação com aulas presenciais. Some isso à economia em transportes (gasolina, ônibus), alimentação na universidade ser mais cara e entre outros fatores que trazem economias.

Localização: Então você encontrou aquele curso que combinou muito com você e ficou muito ansioso pra participar dele. Mas, quando foi procurar mais sobre, viu que não existem opções de cursá-lo perto da sua casa? Esse problema é resolvido pelos cursos a distância, onde você tem uma liberdade maior de escolha e pode fazer praticamente todos os cursos (exceto cursos mais voltados a área da saúde que necessitam aulas presenciais) diretamente da sua casa e seu canto de estudo, sem contar que praticamente os maiores cursos EAD do Brasil, possuem polos em cidades espalhadas pelo Brasil.

Tempo: Algo muito comum hoje em dia é a necessidade de conciliar trabalho com estudos, né? Dessa forma, muitas vezes não sobra tempo para ir às aulas. Com os cursos a distância você está economizando, além de dinheiro, tempo de transporte.  É a opção perfeita para quem já tem um emprego mas busca cada vez mais para sua carreira.

Desvantagens

Necessidade de organização: Este item não necessariamente é uma desvantagem, mas sim uma característica do curso EAD. Já que você não terá horários fixos de aulas presenciais diariamente, a sua organização será feita por sua conta. Isso significa que será necessário elaborar uma rotina de estudos para não ficar para trás ou “relaxar” com todo o ensino, afinal você também está pagando por ele!

Vida social:
  Estudar por cursos a distância, especialmente se você já trabalha, é algo que pode afastar seu tempo de vida social durante a semana. Para quem frequenta aulas presenciais, interagir com a turma e formar laços de amizade é uma grande parte do “sabor” da faculdade. Isso acaba perdendo-se um pouco para quem estuda à distância. Podemos chamar esse caso de networking que seria uma troca de experiência com pessoas da sua sala, curso, ou até cursos próximos com foco de conseguir negócios na vida profissional.

Opções: Nem todos os cursos são oferecidos à distância. Dessa forma, algumas opções de carreiras são limitadas para quem não pode frequentar aulas presenciais. Sem contar casos de cursos para área da saúde que demandam aulas práticas em clínicas e laboratórios.

Conclusão – Vale a pena?

Quando a iniciativa do EAD começou, havia um grande receio por parte das pessoas acerca da aceitação do mercado de trabalho para esses profissionais. Hoje, os alunos podem ficar mais tranquilos: os cursos EAD  vieram para ficar, e o mercado já absorveu os profissionais que fizeram sua formação à distância.

No final das contas, depende e muito do seu perfil. Se você trabalha e possui pouco tempo hábil para transporte e limitações financeiras, os cursos EAD são uma excelente opção. Porém, é necessário que você tenha organização, metas e objetivos para conseguir extrair o máximo do curso a distância e realmente fazer o investimento valer a pena. Quem sabe não vale a pena conferir as opções disponíveis?