Cursinho online – Vale a pena?

Educação
cursinho, estudar, vestibular

A cada ano que passa, a competição por uma vaga nas universidades está maior. As provas são elaboradas com mais cuidado e a tendência é sua dificuldade aumentar, visando assim selecionar cada vez mais os candidatos para os cursos. Sabendo disso, a novidade nos estudos é a quantidade cada vez maior de opções de preparação para as provas, entre elas, os cursinhos online são uma opção atrativa. Mas será que valem a pena para você? Vamos destrinchar as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

O bom

Vamos começar pelas vantagens, e elas são diversas. O cursinho online é uma ferramenta muito poderosa se você deseja praticidade, custo benefício e flexibilidade de horários. Mas, como toda ferramenta, ela depende da maneira que você a utilizar para tirar o máximo de proveito possível, né?

A economia feita, tanto em dinheiro quanto tempo, é grande. Diversos cursos apresentam mensalidades bastante acima da possibilidade de muitos estudantes, além de vários dos melhores ainda ficarem localizados apenas em capitais, dificultando o acesso para alguns. Já os cursinhos online possuem mensalidades bem mais em conta, muitas vezes sendo de graça!

Além disso, todos sabemos que a rotina de cada um é bem diferente, né? Você deve ter aqueles dias na sua agenda onde está mais atarefado, e outros mais “livres”. Sem problemas! Cursinhos online oferecem a opção de adequar seus horários conforme as suas necessidades: não tem tempo para estudar na quarta-feira? Dobre seu estudo na quinta feira para compensar! Isso é bem diferente dos cursos presenciais, onde perder uma aula significa, além de perder dinheiro, a necessidade de correr atrás do tempo perdido.

Para ficar atento

Se você deseja organizar-se para fazer um cursinho online, deve estar preparado para montar uma rotina e um cronograma de estudos. Muitas pessoas ficam desmotivadas para estudar por cursinhos online exatamente por causa disso: elas precisam ter aquele compromisso diário de saírem de casa, e isso não é problema!
Além de se organizar para estudar, você deve certificar-se que seu cursinho online possui um canal para tirar dúvidas e resolver exercícios. Isso é obrigatório para manter o bom fluxo dos seus estudos.

O Ruim

Com o “boom” dos cursos online, muitos produtos de má qualidade acabam vindo nessa onda. Tome cuidado com cursinhos online de baixa qualidade que, além de não serem confiáveis, não honram com seus compromissos e cronogramas.
Muitas pessoas que fazem cursinhos online sentem falta da interação social com uma turma de estudantes. Uma dica para tentar diminuir esse problema é convidar algum amigo para assistir as aulas com você (perfeito para tirar dúvidas, mas não fique de conversa!)

Existem diversas vantagens em fazer um cursinho online. No entanto, você deve ter o perfil para poder aproveitar ao máximo possível essa oportunidade que a tecnologia permite. Para qualquer prova de vestibular, seja através de cursos online ou presenciais, é necessário estudo e muito empenho para obter aquela vaga tão esperada. Boa sorte e muito trabalho!

Cursos à distância – Entendendo os prós e contras do EAD
Itens personalizados que fazem sucesso nas formaturas

Leia também