O mundo moderno está em uma constante e acelerada mudança, e isso claramente acaba afetando o mercado de trabalho. Muitas profissões de ontem já não são mais tão lucrativas hoje em dia, algumas outras estão com seus dias contados e ainda há aquelas que não existem mais!

Sabendo disso, é importante que você faça uma boa escolha acerca da sua carreira para que ela possa estar em voga no dia de amanhã. Citamos aqui algumas “profissões do futuro” para ficar de olho nos próximos anos!

Medicina

Pode parecer clichê, mas a ciência médica está em constante ebulição. Todo dia surgem novas áreas e especialidades que podem se adequar ao gosto de qualquer um: pesquisa, cirurgia, clínica médica, exames de imagem, anestesia… Além disso, atuação com transplante de órgãos e pacientes cada vez mais complexos praticamente obrigam o médico a manter-se atualizado.

Mas fique esperto, se deseja seguir uma carreira na área médica, prepare-se para horas de trabalho e estudo pesado! A carga horária é  puxada e a competição para entrar no curso é grande.

Engenharia Ambiental

A ‘’moda’’ de cuidar do meio ambiente veio para ficar, felizmente. Cada vez mais empresas buscam tornar-se autossustentáveis e trabalhar da maneira mais limpa possível . A tendência é que o pensamento da população deve ‘’atualizar-se’’ buscando sempre o cuidado com o meio ambiente ao lado da evolução .

O engenheiro ambiental surge como o profissional capaz de gerir e cuidar de empresas e projetos buscando sempre prevenir possíveis danos ao meio ambiente e gerir os recursos naturais da melhor maneira possível

Marketing Digital

O profissional da área do marketing necessitou passar por um processo de atualização pesado nos últimos anos para se adequar às evoluções da mídia. Você gosta de criar coisas e considera-se bastante criativo? A área do marketing digital atua lado a lado com as empresas que pipocam no mundo digital todo dia, o processo de ‘’vender o peixe’’ é um mercado competitivo e exige um profissional de marketing atualizado e competente, quem sabe este pode ser você?

Profissionais de saúde mental

Com rotinas cada vez mais estressantes e menos tempo livre , fica bastante claro que hoje em dia trabalhamos mais do que antigamente. Isso pode causar problemas a longo prazo, como depressão, ansiedade e outros sintomas psicológicos. Você sabia que médicos afirmam que a depressão será o grande mal do século XXI?

Para combater isso, o termo ‘’saúde mental’’ ficou muito difundido e está em alta na mídia. Profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras são treinados para tratar quadros depressivos ou semelhantes, sendo cada vez mais requisitados. Algumas empresas contratam esse tipo de profissional para motivar ou mesmo auxiliar seus empregados, visando o melhor desempenho possível(e essa prática está tornando-se cada vez mais popular!)

Outras áreas que vale a pena observar nos próximos anos:

• Biotecnologia
• Ciência da computação
• Engenharia hospitalar
• Coaching
• Professor online (com a difusão do EAD)
• Geneticista
• Empresário virtual (e-commerce e produtor de conteúdo)

Com essas dicas você poderá ficar mais antenado às novidades que o mercado de trabalho tende a apresentar nos próximos anos. Bons estudos!