Confira 4 possíveis temas para a redação do Enem 2017

Educação
enem, redação, vestibular

Anualmente se discute quais serão os possíveis temas para redação do Enem. As escolhas costumam girar em torno de pautas atuais para a sociedade, avaliando se os candidatos estão atualizados quanto a esses assuntos.

Além de testar a capacidade de desenvolver pensamentos por meio de textos, avaliando a qualidade da escrita dos candidatos, a redação do Enem também serve para analisar o que considera acerca dos temas apresentados.

Por isso, é extremamente importante saber qual tema possivelmente será abordado no dia do exame. Separamos 4 possibilidades e explicamos o porquê. Leia o post e confira!

1. Mobilidade urbana

As metrópoles dos grandes centros mundiais sofrem, cada vez mais, com as questões de mobilidade urbana. O aumento dos veículos na rua, interferindo diretamente em um tráfego caótico aumenta consideravelmente o tempo que as pessoas perdem no trânsito.

Além da mobilidade otimizada por meio de vias e sistemas de transporte diferenciados e que atendam a todos, é importante que os candidatos apresentem propostas para melhoria desse cenário, pensando em soluções que reduzam o número de carros nas ruas.

Além da melhoria no trânsito, menos veículos é sinal de menos emissão de gases nocivos ao meio ambiente, por isso, não deixe de citar esse ponto também.

2. Homofobia

A questão é um problema social e, muito provavelmente, já deve aparecer aos alunos de modo que eles discorram a respeito. Fazendo uma breve análise sobre o assunto, para assim, de fato, apresentar soluções concretas para a homofobia.

É importante que os candidatos levantem dados a respeito dos casos de crimes relacionados a orientação sexual, assim como abordem projetos de lei como o 122, que visava criminalizar a homofobia, mas foi arquivado.

Em sua redação, não tente desqualificar a questão da homofobia, pois, ela provavelmente já será apresentada como o problema social, o que de fato é. Por isso, foque nas soluções.

3. Esporte

Embalado pelas Olimpíadas do Rio em 2016, o assunto pode abordar duas frentes: o papel social do esporte, principalmente para a população carente, e o legado imaterial que os jogos olímpicos deixaram.

Se o tema abordar as olimpíadas, é interessante que o candidato discorra sobre a influência dos jogos quanto às pretensões de jovens carentes que buscam uma melhoria de vida nos esportes. Deve-se levar em conta que, dois medalhistas brasileiros em 2016 se iniciaram nos esportes por meio de projetos sociais.

Como os assuntos têm muita relação, a outra frente de discussão pode ser justamente sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. É fundamental falar sobre a aproximação de jovens carentes com atividades saudáveis, que os desenvolvam também pessoalmente, afastando-os do crime e possibilitando oportunidades valiosas.

4. Tecnologia e a sociedade

Este tema trata de um assunto bastante pertinente atualmente, que é a relação da sociedade como um todo com a tecnologia, cada vez mais presente em todas as áreas das nossas vidas.

Caso esse seja o tema, o aluno deve fazer uma análise acerca de como isso influencia nosso cotidiano, abordando as vantagens desses recursos e como podemos utilizá-lo. Sem esquecer, também, dos pontos negativos, abordando como algumas pessoas se tornam reféns de alguns gadgets.

Assuntos em pauta na sociedade serão sempre bons temas para redação do Enem. Propor soluções e falar sobre a importância é fundamental na prova. Pensando nisso, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus colegas também possam fazer uma boa redação no dia da prova.

Saiba quais são as principais mudanças no Enem
Semana do saco cheio: já ouvi falar?

Leia também