Se tem uma coisa que virou rotina é fazer compras pela internet. A variedade de marcas, o número de lojas e o conforto de fazer tudo em casa são algumas das vantagens desse tipo de consumo — sobretudo quando os produtos escolhidos vão fazer parte do seu vestuário.

Apesar disso, adquirir roupas pela internet ainda gera vários questionamentos. Perguntas como “será que essa peça vai me cair bem?” ou “se não servir, posso trocar?” são constantes.

Por isso, vamos responder às principais dúvidas na hora de comprar roupas online e mostrar que essa prática pode ser divertida e segura. Confira!

1. Preciso fazer pesquisa de preço?

Apesar de os preços pela internet serem mais baixos, eles variam de site para site. Isso já vale uma visita a lojas concorrentes em busca de promoções imperdíveis. Fique atento também ao valor total da compra, incluindo o frete. Muitas vezes um belo desconto vem acompanhado de um frete altíssimo!

2. Como saber se uma loja é confiável?

Para descobrir se a loja é de confiança e tem boa reputação, faça uma busca que inclua a opinião de outros clientes, reclamações sobre os produtos e comentários a respeito do sistema de entregas.

Conheça também a política interna da loja e descubra informações sobre trocas, devoluções, cálculos de frete e programas de fidelização dos clientes.

3. Para comprar roupas online há cobrança de taxas e impostos?

No caso de itens exclusivos e de sites internacionais, é bom ficar atento: a lei do Regime de Tributação Simplificada mostra que você só está livre de pagar impostos e taxas extras sobre esse tipo de produto se o valor total da sua compra (incluindo o frete e o seguro) for mais baixo do que 50 dólares.

4. Como faço para saber se uma roupa vai me vestir bem?

Conheça bem o seu corpo e saiba quais cortes e modelagens te favorecem. Faça escolhas seguras e compre peças que já está acostumado a usar.

Se a ideia é conhecer uma nova modelagem ou saber como fica aquela estampa da moda, prefira provar as peças em uma loja física primeiro.

camisetas personalizadas T&M

5. Dá para confiar nas tabelas de medida?

Sim! Elas são indispensáveis nas compras online, porque os tamanhos das roupas são determinados por uma combinação das medidas da altura, busto, cintura e quadril.

Mesmo que você já saiba suas medidas, as modelagens mudam de uma loja para outra. Por isso, uma referência bacana é procurar na descrição do seu item-desejo o tamanho que o modelo da foto está usando.

6. Como descubro a qualidade do produto que estou comprando?

Todo site de compra é obrigado a informar a composição dos produtos, incluindo o tipo de tecido e os materiais usados para os acabamentos. Se o preço é baixo demais para aquela peça, desconfie! Dê prioridade a itens que combinem valor acessível à qualidade do produto.

7. Como faço para ter certeza que meu produto foi enviado?

Uma loja confiável informa o código de rastreio de seu produto. Isso permite que você acompanhe, pelo site dos Correios ou da transportadora responsável pela entrega, a rota que sua compra fará para chegar até você. Além disso, a própria loja virtual é obrigada a fornecer dados como o acompanhamento do pedido e a data de entrega.

8. Como faço para realizar devoluções e trocas?

Muita gente não sabe, mas qualquer produto comprado online pode ser devolvido, sem justificativa e custo de frete. Mas isso só vale se for feito num prazo de sete dias.

Se o produto não serviu ou não atende às descrições do site e você quer trocá-lo, as lojas costumam dar três opções: receber o mesmo produto no tamanho e modelagem que você escolher, receber outro produto de mesmo valor ou a devolução de seu dinheiro. Entre em contato com a loja e veja a melhor opção para o seu caso.

Comprar roupas online é ótimo para quem quer ser fashion sem gastar muito. Por isso, é importante conhecer sites e lojas virtuais que apresentem inovações e benefícios para os clientes. Entre em contato com a T&M Personalizados e veja como é fácil colocar seu estilo em peças exclusivas!