Muitas pessoas não conhecem ou sabem como usar o Linkedin. A rede social mais popular entre os profissionais oferece a oportunidade de criar uma rede de contatos que aproxima empresas de quem está procurando por emprego.

Uma das coisas mais discutidas quando se fala em redes sociais é a possibilidade das plataformas aproximar pessoas de qualquer canto do mundo. Por acaso você já ouviu falar ou leu por aí sobre a Teoria dos 6 graus de aproximação? Acredita-se nesta teoria que todas as pessoas estão interligadas por um número pequeno de conexões, de aproximadamente seis apertos de mão para que duas pessoas quaisquer estejam conectadas – mas claro, desde que essas 6 pessoas sejam estrategicamente pensadas. E é mais ou menos a partir desta lógica que o Linkedin funciona.

A partir das conexões que você tem a rede social vai te indicando novas conexões a partir das existentes. É como se fosse uma indicação de nova amizade no facebook, a diferença é que no Linkedin essa “nova amizade” pode te proporcionar um trabalho.

Ter um perfil no Linkedin significa manter contato com a sua rede de trabalho e ficar atualizado com as novidades, e claro, ter acesso a novas oportunidades profissionais. Se você quer saber tudo sobre o Linkedin e aprender como usá-lo nós vamos mostrar o caminho.

Cadastre-se no Linkedin

O processo de criar uma conta no Linkedin é bem semelhante aos das demais redes sociais, o diferencial é que nesta plataforma o item de trabalho é bem mais esmiuçado do que nas outras. Após preencher com suas informações pessoais é preciso incluir também em qual empresa você trabalha e qual cargo ocupa – se você trabalhar, é claro.

Em seguida, na tela seguinte, defina qual é sua motivação em estar buscando pelo Linkedin. Isso vai ajudar a rede guiar seus serviços.

A próxima etapa é definir alguns assuntos relacionados a sua vida profissional. Além das oportunidades de emprego o Linkedin disponibiliza informativos diários e artigos relacionados com os setores que você atua ou pretende atuar. Nesta sessão você também vai selecionar alguns perfis de grandes líderes empreendedores para seguir.

Página inicial

Assim como no Facebook, Instagram e Twitter ao se conectar na rede social você tem acesso, primeiramente, a página inicial, no Linkedin não é diferente. Nela é possível ver uma linha do tempo com as atualizações dos perfis que você segue e ter acesso às demais configurações da conta.

Complete seu perfil

Clique sobre o menu “Perfil” e, depois, em “Editar perfil”. Tente adicionar o máximo de informações a seu respeito, quanto mais completo, mais atrativo seu perfil irá se tornar. Adicione os cargos e empresas em que você já trabalhou ou no que está atuando no momento e também cursos e formação acadêmica, afinal, algum recrutador pode visitar seu perfil e se interessar por você para uma possível vaga. Neste campo você pode inserir informações do que faz e anexar links para portfólio, imagens e muito mais.

Encontre vagas de emprego

A partir das qualificações e seu histórico de trabalho – aquelas que você preencheu ao completar o seu perfil – o Linkedin separa algumas vagas que podem ser do seu interesse. Elas são exibidas na página inicial, na aba “Empregos”. Na ferramenta avançada de busca você também pode pesquisar por vagas de maneira mais específica.

Adicione novos contatos

É indicado que você comece construir sua rede de contatos após completar o seu perfil, afinal é na primeira impressão que você pode ganhar uma oportunidade de trabalho. Sobre o menu “Rede”, clique em “Adicionar conexões”. Aqui você pode utilizar a sua rede de emails para iniciar, e depois, como já foi comentado acima, o Linkedin indica novas conexões a partir das que você já possui.

Compartilhe atualizações

É muito importante dedicar uma atenção especial ao Linkedin e gerar conteúdo para que você aparece na página inicial das suas conexões também. Você pode publicar artigos, compartilhar textos e notícias, mostrar o seu trabalho e tudo o que for relevante para aqueles que podem te indicar a um trabalho ou até mesmo te contratar.

Faça cursos online

Um dos benefícios mais interessante do LinkedIn é o Lynda, que é uma biblioteca online de cursos. Você pode acessar o lynda.com ou, na tela inicial do LinkedIn, ir em Interesses > Aprendizagem online.

E tem muito mais!

O LinkedIn oferece diversas ferramentas para melhorar o seu currículo e te dar a possibilidade de um novo emprego. Aqui mostramos os primeiros passos para você ter acesso a rede social. Após criar a sua conta, você vai perceber como além da rede de contatos o LinkedIn oferece muito benefícios para quem já está no mercado de trabalho ou está iniciando sua jornada.