Finalmente o vestibular passou e você foi aprovado no curso que tanto queria! Foram três anos cansativos no ensino médio mas você finalmente será recompensado com uma vida universitária que vai atender todas suas expectativas…certo? A bem da verdade, o primeiro contato de muitas pessoas com a nova vida de universitário pode chocar. Vamos entender quais os motivos disso acontecer e também dar dicas de como tirar o seu primeiro semestre de letra e ingressar de vez para o mundo universitário!

Identificando as mudanças:

Muita coisa muda na vida do universitário de primeira viagem, em especial para aquelas pessoas que foram aprovadas logo após o fim do terceiro ano. Algumas mudanças que podem causar choque incluem:

  • Maior volume de trabalho
  • Menos tempo livre
  • Em alguns casos, necessidade de sair de casa e ir morar em outra cidade(ou mesmo estado!)
  • Distanciamento de amigos de longa data da escola
  • Professores muitas vezes com pouca didática
  • Necessidade de “reaprender a estudar”

Como agir?

O primeiro passado é identificar um problema. Você sente que está com muitas dificuldades para manter uma rotina de estudos? Ou está com dificuldade em adaptar-se na sua nova cidade(caso tenha se mudado), sentindo-se sozinho e isolado? Identificado o problema principal, pensamos em algumas soluções para ajudá-lo:

Entre em uma atlética

Nós nunca cansamos de repetir a enorme lista de vantagens em unir-se a uma atlética. Além de poder fazer novos amigos, o que poderá ajudá-lo a sentir-se mais bem vindo em uma possível nova cidade, você estará rodeado de veteranos e colegas de curso. Isso significa que será muito mais simples obter informações sobre os professores e avaliações com quem já passou por isso, né?
Além disso, pesquisas recentes feitas pelo Ministério da Saúde mostram que os universitários estão cada vez mais sedentários. Aproveite essa oportunidade para praticar alguns exercícios e esportes, isso certamente irá ajudar seu desempenho geral.

banner-produtos-personalizados-atléticas

Crie uma rotina de estudos

Não é segredo para ninguém que os estudos no ensino superior são mais pesados em comparação aos desafios que a escola apresentava. Você verá conteúdos específicos em maior detalhe e muitos professores irão realizar avaliações difíceis. Muitos alunos que conseguiam boas notas na escola ficam frustrados ao saírem-se mal nas provas da faculdade, e isso é perfeitamente normal.

Para solucionar esse problema, vale a pena montar um cronograma de estudos. Acostume-se a sentar e estudar todo dia, nem que seja por apenas 40 minutos. O segredo é transformar o ato de estudar em um hábito, de maneira que você acabe fazendo isso todo dia de modo ‘’automático’’. Selecione um lugar quieto , limpo e arejado. Ah, e faça café!

Cuide da sua saúde mental

A faculdade pode ser um ambiente complicado que deixará você exausto física e mentalmente. Dessa forma, é importante lembrar que ela não pode ser 100% da sua rotina e vida, é importante variar suas atividades. Algumas dicas:

  • Pratique esportes
  • Converse com sua família frequentemente(mesmo se estiverem distantes, busque ligar diariamente)
  • Tente manter uma rotina que permita com que você alimente-se e durma de maneira correta
  • Tenha um hobbie: leitura, desenho, escrita. Pratique-o diariamente

É importante que você entenda que dificuldades irão aparecer durante seu progresso na faculdade. Por vezes o “susto” do primeiro semestre acaba dificultando um pouco as coisas, mas com nossas dicas você certamente poderá lidar melhor com tudo e aproveitar a vida universitária e tudo que ela tem para oferecer!