Manter uma atlética não é tarefa fácil, já falamos sobre isso aqui no blog e inclusive elencamos algumas dicas de como arrecadar dinheiro para a sua atlética. Dá um pouquinho de medo, pois são nesses momentos que a atlética é vista como uma empresa, mas relaxa, essa preocupação é só da diretoria (a não ser que você seja da diretoria, aí pode se preocupar). “Poxa T&M, vocês estão querendo colocar medo na gente?” Claro que não, encarem isso como uma injeção de ânimo, até por que nossa função aqui é deixar tudo o mais descomplicado possível.

Assim como produtos, festas, promoções e sorteios os patrocínios podem funcionar como um apoio financeiro para sua atlética. Mas como vocês podem bem imaginar, nem sempre é fácil encontrar empresas que estejam afim de associar o nome com uma associação atlética ou simplesmente “dar” dinheiro (alguns num primeiro pensam isso). Desta forma é muito importante que sua atlética esteja preparada para a qualquer momento criar oportunidade de patrocínio ou/e aproveitar as que surgirem.

PRA SER VISTO, SE MOSTRE

O patrocinador em potencial não pode pensar que vocês estão apenas pedindo grana. Esse dinheiro em hipótese alguma vai ser “dado”, ele vai ser investido. Para isso, as redes sociais da sua AA são um ótimo portfólio para prospectar  investimentos/patrocínio. Hoje em dia o próprio facebook oferece gráficos prontos do alcance que as publicações estão atingindo. Os números atraem, então invista neles para fundamentar sua proposta.

PRA QUÊ? PRA QUEM? POR QUE?

Pra guiar sua proposta, se atenha nessas três palavrinhas mágicas e fundamente todo o seu planejamento usando de argumentos sólidos. Demonstre confiança e diga quais serão os pontos positivos de investir na sua atlética. Fale dos cursos que fazem parte da associação, quais são os valores que a atlética busca passar aos seus associados, além dos esportes que compete, quais os projetos sociais que atlética têm ou apóia, os títulos que ganhou. Enfim, venda seu peixe, convença seu patrocinador que é uma boa investir na sua atlética.

SELECIONE

Foque nas empresas que tenham mais afinidade com o que a sua atlética frisa. Por exemplo, as empresas que trabalham com esportes e que atendem o público universitário geralmente são as que mais fecham parceria com as AAs. Quanto mais “redondinho” estiver sua proposta, mas chances você terá de conseguir um patrocínio.

Não existe uma fórmula perfeita ou caminho certo a ser seguido. O foco pode ser as métricas das redes sociais. Ou então, os resultados financeiros de quanto dinheiro entrou no caixa da atlética no último período, desempenho esportivo nas competições.

Enfim, o importante é mostrar os aspectos positivos da sua atlética e de como ela é uma boa parceria para a empresa patrocinadora.