Quem busca por novas oportunidades no mercado de trabalho ou uma nova posição precisa estar atento na hora de montar um currículo. Com a alta taxa de desemprego atual, qualquer detalhe pode fazer a diferença no processo seletivo e se tornar fator decisivo para finalmente conseguir aquela vaga que você tanto queria.

Se você nunca fez um currículo ou então está precisando dar um upgrade no seu atual, não se desespere. Nós separamos 5 dicas simples, mas essenciais, que todo candidato deve saber para elaborar um currículo impecável.

Confira.

1. Atente-se ao tamanho

Currículos muito extensos normalmente não são bem vistos pelos recrutadores e muitos não tem tempo para fazer a leitura dos currículos. Por isso, tente resumir ao máximo a quantidade de informação, dando destaque às experiencias mais importantes e reforçando as suas habilidades que mais se encaixam com a vaga oferecida. O segredo é ser sucinto e claro em todas as suas informações.

2.O enigma da foto

Uma dúvida comum entre os candidatos é: colocar ou não foto no currículo? A resposta pode variar bastante dependendo da fonte de pesquisa, mas uma boa solução é colocar foto somente se for especificado na descrição da vaga a necessidade de uma.

3.Informações essenciais

Não sabe exatamente que informações colocar? Esta é um questionamento muito comum porque não existem estruturas fixas na hora de produzir um currículo, porém certas informações são indispensáveis e devem estar em todo currículo, tais como:

  • Dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço completo, telefone para contato e e-mail.
  • Objetivos
  • Histórico de experiência
  • Formação acadêmica
  • Cursos, seminários, eventos, idiomas e outras experiências.

4.Atenção para erros ortográficos

Deixar passar erros ortográficos no seu currículo demonstra para o recrutador que o candidato não possui conhecimento das normas ortográficas e mostra falta de cuidado na elaboração e revisão do seu currículo por parte do candidato.

De toda forma, este é um erro a ser evitado sempre que possível, independente da vaga que você esteja pleiteando. Por isso, ao final da produção do seu currículo faça uma revisão detalhada e minuciosa e, se ainda tiver dúvidas, peça para algum conhecido revisar também.

5.Não omita informações

Este é um erro comum entre os candidatos: omitir informações de experiências que duraram pouco tempo pois consideram ser desfavorável. A regra é: se a experiência é relevante para a aquisição desta nova vaga e se a função exercida vai agregar nesta nova atividade, então é interessante acrescentá-la, independente da duração da experiência.

Dica Bônus: Redes sociais

Uma prática comum entre os recrutadores nos dias de hoje é procurar pelos candidatos nas redes sociais e analisar o perfil. Por isso, muito cuidado e atenção ao conteúdo das suas postagens pois elas podem se tornar um empecilho ou até mesmo desclassificar totalmente um candidato do processo seletivo.

Em contrapartida, uma rede social que vale a pena ter e mantê-la atualizada é o LinkedIn. Além de ser uma forma de ter um currículo na rede, você ainda pode encontrar boas oportunidades de emprego por lá, além de aumentar o seu networking.

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças? Se você gostou das nossas dicas, não se esqueça de compartilhar com os amigos e de curtir a nossa página no Facebook!