Pandemia? Distanciamento Social? Estudar em casa com a sua família lá? Vestibular no fim do ano? Calma! Se você chegou até aqui é porque está de cabeça cheia com essas questões a ponto de prejudicar sua saúde mental e física. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas maneiras para que você fique zen e mantenha o foco nos seus objetivos. Confere aí!

Produtividade nem sempre é a melhor escolha

Somos parte de uma geração que busca produtividade a todo custo. Sempre nos preocupamos em estar ocupados, rendendo o máximo do nosso tempo. Quando deixamos isso falhar, a culpa é o principal sentimento que vem à tona.

O mundo está cada vez mais “invertido” e estamos vivendo um momento muito delicado em nossa história. Por isso, é normal que seus dias não estejam sendo os mesmos, não tem nada de errado com você por não está conseguindo manter o foco nos estudos hoje porque as coisas realmente não estão normais.

Isso não quer dizer que você deve se acostumar com essa situação, muito pelo contrário! É hora de se reinventar e testar novas estratégias, mas também é hora de respeitar o seu limite. Se for preciso, tome um tempo só para você, longe dessas obrigações. Vai ser muito importante ficar um pouco distante e lembrar de todas as coisas que você já alcançou. Tire um tempo para cuidar de você!

Se aproxime do que te faz bem

Não é porque estamos passando por um isolamento social que você vai deixar de curtir bons momentos com seus amigos. Aproveite as maravilhas da internet para ficar perto de quem você ama, mesmo que longe fisicamente.

Ter essa rede de apoio nessas horas é fundamental para se desligar de tudo isso e saber que você tem pessoas que estão do seu lado nesse momento. Por isso, não deixa de ligar por vídeo para aqueles seus amigos especiais que você não vê há algum tempo e também não esquece dos familiares que estão distantes. Existem vários aplicativos que podem te ajudar com isso, um deles permite que você reúna quem quiser para assistir um filme juntos enquanto vocês conversam em tempo real por mensagem ou áudio. Você pode encontrá-lo aqui.

Isso não vale só para pessoas, resgate hábitos que te deixam feliz. Aqui vale tudo, desde aquela série que você assistia quando criança ou até um costume que você deixou de lado pois estava sem tempo como, por exemplo, a leitura de um bom livro.

Mente sã, corpo são

Se tem uma coisa que vai aliviar bastante a sua ansiedade nessa época são os exercícios físicos. Praticar um pouco todos os dias te ajudar a dormir melhor, se livrar dos sintomas da ansiedade e até melhorar o seu humor. Praticar exercício físico libera endorfina e vai te deixar mais animado.

Eu sei que essa opção fica mais difícil agora por conta que não dá para sair de casa, porém nada te impede de afastar os móveis da sua casa e começar a se mexer um pouco. Aqui também as opções são bem variadas, vale dançar em frente à tv ao som do seu ritmo favorito, praticar treinos mais elaborados e até uma sessão rápida de yoga ou meditação.

Separamos a dica de um treino funcional  gratuito para que você trabalhe o corpo todo. E uma dica maneira de um app de meditação guiada para quem quer cuidar da mente também, disponível para Android e IOS. Fazer os dois é uma opção super válida!

Mais um texto chegando ao fim! Espero que essas dicas te ajudem a passar tudo isso que está acontecendo. Lembrando que nada disso substitui a ajuda psicológica. Não deixe de contar com o apoio da terapia, muitos profissionais estão fazendo atendimento online, tenho certeza que vai te fazer muito bem! 

Se você curtiu esse post, não deixe de dar o seu feedback aqui nos comentários e em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e estar sempre acompanhando o que há de novo em nosso blog. Até a próximo post!