Todo mundo já viu uma impressão em papel sulfite, certo? Mas vocês já pararam para pensar como é feita a “impressão” das estampas nas camisetas personalizadas? Bom, para início de conversa, na verdade esse processo de estamparia não se chama impressão, e sim sublimação.

O que é a técnica de sublimação?

Para você entender o que é sublimação de forma bem rápida: o desenho é impresso em um papel conhecido como transfer com tinta sublimática, depois, através de uma prensa quente, o desenho do papel é transferido para a peça de roupa. A técnica de sublimação pode ser usada em canecas, chinelos, almofadas e é ideal para camisetas de poliéster.

Como é feita?

O papel da sublimação possui uma camada de resina na superfície que facilita que a tinta seja transferida para a camiseta. É importante que a impressão da imagem seja feita ao contrário, para que fique normal quando for sublimada. Depois disso, a prensa térmica da imagem acima, através de calor e pressão transforma a tinta sublimada em vapor e imediatamente se una ao poliéster. Para que a imagem do papel saia perfeita na camiseta é importante que o equipamento esteja devidamente calibrado, só assim ele é capaz de realizar uma estampa de boa qualidade.

Sublimação total ou full print

Neste processo de sublimação de camisetas estampadas com tinta sublimática, como se ela fosse pintada por inteira, desde o fundo até os detalhes são feitos de uma vez só. Sabe as camisetas de atlética, abadás e bandeiras feitas pela T&M Personalizados? São todos feitos pela técnica de sublimação. Inicialmente os materiais são totalmente brancos e recebem a estampa full print depois de ser desenhada em um programa de edição e impressas em papel transfer e tinta sublimática.

Qualquer tinta pode ser usada?

Nããão.Como falado ao longo do texto, para a sublimação ser realizada é necessário uma tinta especial chamada de tinta sublimática. Além de permitir que o sólido se transforme em líquido  de maneira mais prática do que as tintas tradicionais, essa tinta possui uma concentração de pigmentos superior que melhora a qualidade das imagens impressas.

Pressão, tempo e temperatura

Essa tríade é extremamente importante, no processo de sublimação das camisetas, para a qualidade do resultado final da sublimação e varia conforme o produto, pois cada um tem uma pressão, tempo e temperatura ideal.

Caso a pressão da máquina esteja regulada errada, a estampa poderá sair com falhas e sombras. Se o tempo de pressão para sublimação seja pouco, provavelmente a estampa não será transferida por inteiro na peça. Da mesma forma que se ficar por muito tempo a estampa pode amarelar, ficar deformada e até queimar. A temperatura é essencial para que a estampa do papel seja transferida para o material. Caso esteja abaixo do ideal – normalmente é entre 180º e 200º- será necessário mais tempo.

Exemplos de peças que utilizam a técnica de sublimação

A importância de estampas com qualidade

Camisetas personalizadas com estampas próprias, como logos, frases e caricaturas agregam valor ao seu produto e marca. A técnica de sublimação é uma boa escolha paras as atléticas que querem entregar opções de qualidade aos seus associados. Use sua criatividade para se destacar ou confira o portfólio da T&M Personalizados. Todos os produtos são únicos e de qualidade!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe no facebook no twitter e continue nos acompanhando, toda semana um conteúdo novo para você estudante.