Estudar em grupo. Eis uma coisa que muita gente não gosta porque acaba virando uma reunião de amigos. É muita conversa, muita comida, mas estudo que é bom, nada! Porém, isso só acontece se você não se organizar, se não tiver disciplina, entre outros fatores que são necessários.

Além do mais, essa é uma forma de estudo que não deve ser deixada de lado. Estudar com outras pessoas ajuda e muito a fixar o assunto e também a sanar diversas dúvidas. Você pode ajudar a esclarecer assuntos para os seus colegas e eles para você. O debate dos assuntos e a conversa sobre ele faz com que o conteúdo seja absorvido de uma forma melhor.

Vantagens de estudar com amigos

1. Atualizar o seu caderno

Sempre tem aquele colega que possui um caderno muito mais completo que o seu. Ele anota todos os detalhes que o professor fala em sala de aula porque possui a capacidade de conseguir anotar e prestar atenção ao mesmo tempo. Você pode pedir as anotações dele e completar o seu caderno também.

2. Trocar conhecimento

Por exemplo, você entende muito de português, interpretação de texto e redação, mas fica totalmente perdido quando o assunto é fazer contas! Física, química e matemática são uma sopa de letrinhas bem bagunçada? Então junte-se com um colega que entenda mais dessas áreas, ele pode também ter dificuldades nos assuntos em que você tem facilidade. Desta forma, é possível fazer uma boa troca de conhecimento.

3. Modificar a forma de estudo

O nosso cérebro trabalha melhor quando enviamos estímulos diferentes. Assim, é uma boa opção estudar com colegas de vez em quando. Outro ponto positivo nesse aspecto é que o seu amigo pode ter uma técnica de estudos diferente da sua que você goste e seja melhor comparada àquela que você usa.

Dicas para estudar em grupo

1. Escolha a pessoas certas

Tente fazer um grupo o mais heterogêneo possível. Se você manja muito bem de história e sabe todos os momentos cronologicamente como ninguém, não é indicado chamar um colega que possui a mesma afinidade com a disciplina. Convide pessoas que possam oferecer mais conhecimento, não só para você, mas também para todos do grupo.

2. Monte um grupo pequeno

Estudo em grupo costuma não dar muito certo porque, muitas vezes, há mais conversa do que estudo. Isso pode ser minimizado se você optar por um número menor de pessoas. Além disso, elas devem ser disciplinadas e saber ter um certo equilíbrio entre o momento de levar o estudo à sério e momento da descontração.

3. Resolva questões

É justamente na hora de fazer questões que mais sentimos dúvidas. Fazemos todo o cálculo, vemos que tudo está correto, a sua lógica está compatível com a teoria, mas ainda assim, a resposta está errada. Nada melhor que pedir um amigo que saiba mais para te explicar onde está o problema.

Alem do mais, o estudo fica muito mais produtivo e dinâmico dessa forma. Vocês podem até montar uma lista de questões e dar uma semana para que todos do grupo resolvam. Só então é necessário se reunir e ter um melhor aproveitamento.

Gostou das nossas dicas para estudar com amigos? Siga-nos nas nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin, e fique por dentro de todas as novidades!