O ensino médio vai chegando ao fim e tudo parece girar em torno de uma pergunta: vai fazer vestibular para qual curso? Você tenta fugir, mas não tem como. Se você está totalmente sem rumo nessa busca da profissão ideal para seguir, tenho certeza que esse post vai ser muito útil.  Confere aí!

Use o ensino médio ao seu favor

Desde que você se entende por gente, a escola e a rotina de estudante estão presentes na sua vida. Então, nada melhor do que aproveitar as experiências adquiridas nessa fase para ajudar a descobrir a profissão ideal para você.

Primeiro, você deve resgatar na sua memória alguma lembrança relacionada à atividades que você mais se empolgou em realizar. Pode ser uma atividade extracurricular, uma visita guiada e até um trabalho específico. Se você gostou de fazer essa atividade é porque ela te chama atenção de alguma forma e refletir sobre o motivo vai te guiar nessa jornada.

Por exemplo, se você ficou fascinada ao visitar uma exposição sobre o corpo humano na escola, pode ser que você tenha interesse em se aprofundar nisso.

Além disso, as matérias que estudamos também podem dizer muito sobre nós. Se você tem mais interesse em estudar Sociologia e Filosofia pode ser um sinal de que você pode se encantar por algum curso das ciências humanas. Outras matéria podem ser usadas para chegar nessas conclusões também.

Liste coisas que você gosta

Seus gostos definem a sua personalidade e são fortes indicativos para escolher uma profissão que te agrade.

Para essa dica, você vai precisar de uma folha de papel. Nela, você vai colocar as primeiras coisas que surgem na sua mente quando você pensa no seu gosto pessoal. Coloque as coisas que você gosta de fazer, os assuntos que você tem mais interesse e temas que você domina. Vale usar as informações da dica anterior e colocar nessa lista também.

Com a lista pronta, você vai agora tentar relacionar essas informações em grupos que possuam alguma característica em comum. Inicialmente, você pode dividir em grandes grupos como: Exatas, Humanas e Saúde.

Depois, a área que tiver mais informações inseridas irá ganhar mais atenção e vai ser por ela que você vai começar a analisar algumas profissões de acordo com as áreas de determinado eixo.

Ex: Humanas: comunicação, área jurídica, área social, área política , área educacional etc.

Saia do óbvio

Um fator que pode impedir você de encontrar a profissão ideal é a comodidade. Sair da sua zona de conforto pode ser o ponto de partida para conhecer novos gostos e inspirações.

Seria interessante procurar saber sobre assuntos que você nunca ouviu falar, ter novas experiências e visitar lugares que você nunca foi. Não precisa ir longe, visitar o teatro municipal da sua cidade não é impossível.

Outra experiência que pode te ajudar bastante é fazer cursos. Essa dica também faz parte de ter novas experiências e através dela você vai ter contato com coisas novas. Pode ser um curso de idiomas, informática ou até um curso técnico em alguma instituição. Por meio deles, é bem mais fácil descobrir coisas que você não sabia sobre si mesmo (a).

Não esqueça também que, a cada ano, surgem novas profissões e nichos específicos de trabalho. Por isso, você não pode ficar na mesmice de só analisar profissões tradicionais. Recomendo que dê uma olhada em nosso artigo sobre AS 10 PROFISSÕES DO FUTURO. Não deixe de conferir!

Conheça bem as possíveis profissões

Caso você já tenha algumas profissões em mente, é preciso que você procure saber tudo sobre elas.

Além das informações básicas, você precisa conhecer as áreas de atuação que você pode exercer nessa profissão, médias salariais, o que precisa ser feito para chegar ao auge da carreira e o mais importante: você precisa saber como é cotidiano desse profissional.

Não se engane, muitas profissões parecem ser perfeitas quando se olha de longe. Entretanto, não existe profissão perfeita e isso você só vai perceber tendo contato com essas pessoas e acompanhando as experiências pessoais delas nessa carreira.

A dica aqui é conversar com profissionais da área e acompanhar o estilo de vida deles. Você pode fazer isso pelas redes sociais mesmo. Atualmente, existem diversos perfis de pessoas que mostram a rotina de trabalho nos stories do Instagram e em vídeos no YouTube. Então, vá em busca dessas fontes para perguntar curiosidades e se informar melhor sobre a profissão ideal.

Ficou mais fácil escolher a sua futura profissão? Se você gostou desse post, não deixe de dar o seu feedback em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e sempre ficar de olho nos conteúdos postados em nosso blog. Até a próximo post!