Hoje, as Atléticas não são mais apenas times jogando na quadra por diversão, elas significam o amor à prática pelos esportes e, claro, à universidade que representam. Mas, mais do que isso, precisam de uma liderança para organizá-las.

Gerenciar contatos, movimentações financeiras, desenvolver estratégias de jogos e planejamento de calendário são algumas das atividades mais importantes. Por isso, preparamos esse post para você conferir os principais passos para construir e gerir uma Atlética em sua faculdade.

O que é uma Atlética?

É a associação de um grupo de estudantes universitários com o intuito de representar a faculdade em torneios esportivos e organizar festas para promover a integração entre os alunos. Além de tornar a instituição mais conhecida, torna a vida do universitário mais divertida.

Passos para criar e gerir uma Atlética

1. Forme um grupo de estudantes interessados em criar uma atlética

Reúna um grupo de estudantes devidamente matriculados e que realmente gostem de praticar esportes e tenham interesse profundo em representar a instituição em torneios contra outras faculdades. Assim, não terá problemas no processo e ficará mais fácil seguir adiante.

2. Defina uma razão de existência para a Atlética

Com um grupo de estudantes interessados, defina um motivo que justifique a formação da Atlética. Para isso, você pode perguntar a si mesmo: por que estamos montando uma Atlética? Como ela contribuirá para os alunos, faculdade e integrantes ativos? Ao responder essas perguntas terá um motivo bem claro.

3. Gere uma identidade para a Atlética

Esse terceiro passo é um dos mais divertidos e empolgantes. Você e todos os integrantes juntos devem pensar em um nome para a Atlética. E mais, precisam ter um símbolo que, com as cores, associe a Atlética à faculdade. O slogan também é importante e precisa ser pensado com calma. Por fim, escolha um mascote e dê um bom motivo para ele ter sido escolhido ou criado.

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4. Crie uma diretoria para a Atlética

Agora começa a parte burocrática. Devido às funções que a Atlética exerce, você precisará escolher, mesmo que provisoriamente, alguns cargos para ajudar na organização das atividades da atlética. Vamos enumerar alguns:

Presidência:
Geralmente é o primeiro cargo a ser definido, o presidente precisa “dar a cara a tapa” pela atlética. Agir como líder e representante é uma tarefa bem difícil e poucos sabem fazê-la, então uma votação para presidente pode demorar bastante além de ser bastante acalorada.

Vale lembrar que ser o presidente da atlética, além de uma grande honra, é uma grande responsabilidade, então esse membro precisa estar por dentro da equipe e ser exemplo para os outros membros!

Vice presidente:
Longe de ser apenas um ‘’enfeite’’ entre os cargos, o vice ajuda o presidente a  dividir as dificuldades do cargo. Muitas vezes as atividades de uma atlética acabam somando-se e fica difícil para uma pessoa acompanhar ou mesmo estar presente em tudo. Nesses casos, a presença de uma figura representando o presidente é importantíssima!

Secretário:
Aqui, precisamos de alguém muito organizado! O planejamento e o calendário da atlética são organizados pelo secretário, além da criação de documentos e atas que serão passados nas reuniões. Lidar com a ‘’papelada’’ pode ser uma tarefa estressante, então valorize muito o secretário da sua atlética!

Tesoureiro:
É o responsável por manejar e administrar a verba de uma atlética. O tesoureiro deve ser tão organizado e responsável quanto o secretário, pois qualquer atividade que uma atlética vá desempenhar necessita de dinheiro, geralmente vindo da doação de seus membros ou de patrocínio. O cuidado com estes recursos é obrigatório para que tudo funcione nos conformes! O tesoureiro de algumas atléticas pode estar responsável pelo patrimônio da mesma também.

Marketing e Social:
Alguém que consiga fazer as propagandas e o “link” entre a atlética e as redes sociais é ideal para isso. Divulgação de eventos , cervejadas, jogos e qualquer atividade da atlética é responsabilidade primariamente do responsável pelo marketing, embora todos possam ajudar.

5. Monte um Estatuto Social

Continuando a parte burocrática, forme um documento que especifique claramente os objetivos da Atlética, a sua estrutura de funcionamento e a orgânica, começando pelos atletas até o nível de presidente. O ideal é que registre esse documento em cartório para ganhar validade jurídica e se tornar um Estatuto Social oficial. Mas, antes, precisa ser votado e aprovado pelos integrantes da Atlética. Alguns itens que devem estar presentes no estatuto:

  • Informações acerca da sede/localização da atlética
  • Os fins e objetivos das atividades realizadas pela atlética, geralmente associados com realização e participação de eventos esportivos, representação da faculdade em eventos, participar dos debates visando melhoria do curso…
  • Símbolos e identidade visual. Como já discutimos em outros artigos, a criação de uma ‘’marca’’ para sua atlética, seja na forma de uma bandeira , seja na criação de um mascote, é importante para identificar seu grupo
  • Direitos e deveres dos membros
  • Poderes concedidos a cada membro da diretoria, o alcance da influência do presidente ,vice, e outros cargos.
  • Acerca das eleições para cargos, com as regras e diretrizes para que sejam realizadas

Essas informações básicas devem estar contidas no estatuto de uma atlética organizada, de modo que tudo esteja documentado e bem explicado. Embora o objetivo seja a diversão, qualquer atividade realizada na universidade deve ser feita de modo organizado e oficial!

6. Convoque a primeira assembleia

Com o Estatuto Social pronto, convoque a primeira assembleia ordinária da Atlética, exigindo a presença de todos os acadêmicos envolvidos, para a realização da primeira e mais importante votação: de aprovação ou não do Estatuto Social, de escolha do(a) diretor(a) e de consentimento de outras decisões importantes na Atlética.

7. Oficialize a Atlética

Após as votações e aprovações, providencie um CNPJ junto à Receita Federal. Assim que ele for emitido, o diretor nomeado pode abrir uma conta bancária em nome da Atlética para a realização de movimentações financeiras, como recebimentos de patrocínios, criação de um fundo de arrecadações, pagamento de contas etc.

8. Cuide da gestão

Agora começa a parte operacional. Planejamento de calendário de jogos e treinamentos, formação de torneios, organização de festas, divulgações, busca e negociação por patrocínios e a encomenda de fabricação de uniformes são algumas das atividades gerenciais mais importantes em uma Atlética.

Construir e gerir uma Atlética não é difícil, só precisa de um grupo de acadêmicos determinado. Então, não deixe passar essa grande oportunidade na sua vida, monte uma Atlética na sua faculdade e torne a vida de estudante mais empolgante. Assim, você terá muitas histórias para contar no futuro.

Que tal começar neste momento? Entre em contato com a T&M agora mesmo e veja como ter lindos uniformes para a sua Atlética!