Festa, curtição, jogos e folia é bom, mas pra ter tudo isso é preciso de grana pra se manter – até porque toda atlética não deixa, antes de tudo, de ser uma associação, com CNPJ, nome jurídico e estatuto (se a sua atlética não tem, agiliza aí, por que pra participar de competições esportivas é OBRIGATÓRIO).

INVISTA NA PRIMEIRA IMPRESSÃO

A começar pela regularização do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, famoso CNPJ (toda AA conta com um nome jurídico: “Associação Atlética Acadêmica de Comunicação Social, por exemplo, e nome social: “TIGRES”, por exemplo²)  e na autenticação de estatuto – que tem que ser reconhecido em cartório – a associação já inicia com um gasto obrigatório logo na largada.

Parece assustador e um pouco “demais” para uma “simples” associação acadêmica, mas acreditem, é necessário tanto para competições quanto para prospecção de patrocinadores.

Claro, aqui estamos falando de gastos que envolvem somente questões legais de regularização da atlética, pois antes disso, a diretoria já deve ter tido um trabalhinho interno na decisão de nome, cursos que o estatuto da atlética abrangerá e claro, identidade visual, que no caso se a AA não contar com um diretor de arte, sem mão-de-obra interna, também será necessário contratar um design, ou alguém que manje de illustrator e photoshop.

Aparentemente todas essas burocracias jurídicas representam somente gastos desnecessários, afinal a ideia que se tem de atlética é que ela é sinônimo de esporte, festa e diversão e não esquentação de cabeça. Mas não da pra esquecer que legalmente, fora da universidade uma atlética é mais uma associação que movimenta dinheiro, têm conta em banco, e gere assossiados.

MAS COMO SAIR DESSE 7×0?

Com o CNPJ em mãos é hora de começar conquistar patrocinadores. “Aaah, mas não é só conseguir vários associados?’’ Poderia ser, porémmm: O que sua atlética vai oferecer de tão bom ao ponto que as pessoas queiram entregar o dinheiro delas de livre e espontânea vontade?

Para dar início ao caixa da sua AA, promova uma festa de lançamento. Neste momento é importante muito networking com as diretorias das outras atléticas, pois são elas as responsáveis por colocarem vocês no calendário de festas da cidade e proporcionarem que os primeiros holofotes recaiam sobre a atlética. A festa não precisa ser necessariamente um rolê oficial da sua AA, o importante é que vocês tenham direito a porcentagem da venda dos ingressos ou do que foi pré estabelecido.

Realize pré-venda de produtos personalizados: É preciso dar cara a sua associação e mostrar ao mundo que ela existe. Mesmo com orçamento baixo, existem maneiras de movimentar o caixa. Como neste momento vocês ainda não terão verbas para comprar os produtos com antecedência para revenda, conversem com os seus associados em potencial ou os que vocês já tem, e antes de fazer o pedido, arrecadem o dinheiro da primeira parcela e estabeleçam um prazo para receberem o valor que falta. Para lucrar coloquem um valor x acima do preço de custo, e pronto, ta aí mais uma fonte de renda.

PARCERIAS

Corra atrás de parcerias e patrocinadores: Aqui vocês podem fechar parcerias com lojas, bares, copiadoras e demais estabelecimentos que ofereçam serviços nos quais os públicos alvos sejam os associados da atlética. Em troca de divulgação, eles oferecem aos associados da atlética porcentagens de descontos para aqueles que possuírem a carteirinha de associado. Esse é um chamariz perfeito para novos associados e perpetuação daqueles que já estão na atlética.

É importante destacar que desde o início da atlética vocês se preocupem em fechar parcerias e já terem um valor para as associações. No início as associações serão mais tímidas, mas com o tempo, de acordo com as parcerias divulgadas e os benefícios para associados melhoras, mais gente procurará pela atlética. Esse é um trabalho “plano de fundo” contínuo!

Para isso é legal montar uma proposta de patrocínio para sua atlética, com métricas de alcance nas redes sociais, números de associados, entre outros dados que convençam esses patrocinadores e parceiros em potencial a acreditarem que é uma boa investir na sua AA.

INVISTA NAS REDES SOCIAIS

Para que dados sejam produzidos, é importante ter uma um trabalho de comunicação e divulgação eficiente das redes sociais da atlética. Faça com que elas alcancem o máximo possível de seguidores: Aqui vocês podem promover sorteios usando os materiais que foram ofertados na pré venda, ingressos de festas, serviço gratuito de algum dos patrocinadores (já aproveita e faz aquele merchanzinho) utilizando de estratégias bem simples como: “curta a página, compartilhe a imagem e marque dois amigos”.

Para ter um alcance fora do online, torne sua atlética conhecida: Só é lembrado quem é visto. Para isso use daqueles networkings comentados anteriormente e torne sua atlética apoiadora das festas de outras atléticas, em troca da ajuda na divulgação do evento e venda dos ingressos (ta aí mais uma oportunidade de sorteio), a logo da atlética aparece nos banners, outdoors e cartazes de eventos espalhados pela cidade, e assim esta será mais uma forma de divulgação fora da rede.

SE ATENTE AS OPORTUNIDADES

Por fim, datas comemorativas sempre são uma oportunidade para realizar rifas e arrecadar um dinheirinho a mais. Aproveite as oportunidades e não desista no primeiro sinal de fracasso. Com muito esforço e união sua atlética tem tudo pra ser um sucesso e nós da T&M Personalizados estamos aqui para auxiliar com os melhores preços em produtos personalizados