Nesse artigo você vai conhecer as 10 melhores universidades do Brasil. Para compor esse ranking, o Times Higher Education realiza todos os anos uma avaliação de todas as universidades do mundo. Sendo assim, a partir dessa ranking conhecemos as 10 melhores posicionadas universidades do país.

O critério que norteia a avaliação das universidades mundiais utilizada pelo THE é a qualidades do ensino e da pesquisa, a capacidade da universidade transferir o conhecimento para a sociedade e o conhecimento internacional.

Além disso, vale ressaltar que no cenário mundial, a Universidade Oxford no Reino Unido ocupa o primeiro lugar, seguida de Universidade Stanford no EUA e Universidade Harvard do mesmo país.

Por fim, nesse Ranking há 46 universidades públicas brasileiras, 6 universidades particulares. Vamos conhecer as 10 melhores universidades brasileiras?

Top 1 – Universidade de São Paulo

Primeiramente, a USP é uma universidade reconhecida mundialmente por sua qualidade no ensino, e capacidade de expandir o conhecimento e tecnologia produzidos para as questões mais complexas da sociedade.
Com o tema Scientia vinces ou “Vencerás pela Ciência”, a USP sedia a reitoria na cidade de São Paulo e conta com campi em 8 municípios do estado de São Paulo.

Top 2 – Universidade de Campinas

Fonte: Divulgação/Unicamp

Em segundo lugar, está a Unicamp, sediada na cidade de Campinas, possui mais sete campi. Com sua fundação desde 1960, hoje possui quase 40mil alunos cursando ensino de graduação e pós-graduação.

Top 3 – Universidade Federal de Minas Gerais

Em terceiro lugar está a mineira UFMG. A universidade está na cidade de Belo Horizonte, mas possui campi em Montes Claros e Tiradentes. Além disso, entre as 17 universidades mineiras, é a única a se destacar no ranking, ocupando o terceiro lugar do ranking brasileiro.

Top 4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Universidade gaúcha UFRGS está no quarto lugar do ranking de melhores universidades brasileiras. Além disso, é sediada na cidade de Porto Alegre, possui mais de 30 mil alunos. Oferecendo mais de 84 cursos presenciais de graduação.

Top 5 – Universidade Federal de Santa Catarina

Fonte: Divulgação/UFSC

Com o lema Ars et Scientia ou “Arte e Ciência”, a universidade é sediada em Florianópolis e possui mais 4 campi espalhados pelo estado. Por fim, com mais de 41 mil alunos, a Universidade está no Top 5.

Top 6 – Universidade Federal de São Paulo

A UNIFESP possui 7 campi no estado de São Paulo, é uma universidade federal sediada na capital do estado, possuindo mais de 23 mil alunos.

Top 7 – Universidade Federal de Sergipe

Fonte: Divulgação/UFS

Juntamente com a UNIFESP, e com o lema Fluendo Crescit, ou “Fluindo Cresce”, a UFS, desde 1968 sediada em São Cristóvão possui mais de 30 mil alunos e mais de seis campi pelo estado de Sergipe.

Top 8 – Pontifícia Católica do Rio de Janeiro

Agora, do top 10, essa é a única universidade particular. A PUC do RJ ocupa o oitavo lugar e mais de 25 mil alunos. Além disso, é escola de graduação de muitas personalidades, como Otaviano Canuto dos Santos Filho que esteve como diretor executivo do FMI.

Top 9 – Universidade de Brasília

Fonte: Divulgação/UnB


Localizada no Distrito Federal, a UnB existe de 1962 e possui cinco campi. O seu lema é “Autonomia” e é uma das principais universidades da região centro-oeste.

Top 10 – Universidade Federal de Pelotas

Finalmente, a última do top 10, possui o lema “Promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida com a construção e o progresso da sociedade”, é sediada na cidade de Pelotas e possui 94 cursos de graduação.

As melhores universidades do País e você

Por fim, se você está na fase do vestibular e buscando uma universidade para fazer sua graduação esse top 10, é com certeza o sonho de qualquer vestibulando. Aposte em uma formação que te qualifique para qualquer tipo de mercado de trabalho e quiçá para o mercado de trabalho do mundo.
Estudando em uma dessas universidades você poderá ter acesso até mesmo a programas de pós-graduação renomados mundialmente, como em Harvad. Afinal, não são poucos os exemplos de brasileiros que alcançaram tal façanha.