Para muitos jovens, 2017 chegou com um significado especial: é ano de vestibular. A meta, claro, é passar. Mas como alcançar esse objetivo?

Não há fórmula mágica ou uma receita que funcione para todos. Porém, uma coisa é certa: rotina e disciplina são fundamentais.

Estamos no início do ano e você pode pensar que ainda há muito tempo até a data das provas. Cuidado! Deixar para estudar na última hora é um erro que muitos estudantes cometem. Por isso, comece agora o seu planejamento. 

Confira as dicas que reunimos para você e tenha um excelente ano de estudos!

1. Organize-se

Neste primeiro momento, reflita sofre suas reais necessidades. Dependendo da carreira escolhida ou da qualidade do seu ensino médio, talvez você precise fazer um cursinho.

Pesquise as opções, levando em consideração horários, preços, materiais didáticos e professores. Caso não seja possível matricular-se num cursinho, lembre-se que hoje existem muitos bons materiais disponíveis na internet, inclusive aulas online gratuitas. Pense também nessa possibilidade!

2. Faça um plano de estudos

É muito importante que você avalie sua rotina diária para que fiquem claros os horários disponíveis para o estudo. Leve em consideração escola, trabalho, aulas e compromissos já assumidos. A partir daí, faça uma programação que permita estudar todas as disciplinas em uma semana. 

O ideal é estudar de segunda a sexta, sempre tendo em mente que matéria dada é matéria estudada, seja na escola ou no cursinho. Aproveite o sábado para revisar o conteúdo. E, no domingo, descanse!

Se você não tem tempo para estudar durante a semana, caso dos estudantes que trabalham, dedique os fins de semana aos estudos.

Esse plano também ajudará a vencer a preguiça, o cansaço e as distrações. O quadro de estudos será uma meta. Mantenha seu foco nele.

3. Prepare revisões periódicas 

Todo o material deve ser revisto, mas sempre de maneira diferente. Você pode aproveitar o sábado para fazer isso, como sugerimos anteriormente.

Depois de ler tudo pela primeira vez, você pode ler novamente grifando. Em seguida, pode preparar fichas com itens, esquemas e quadros. Evite utilizar texto corrido.

De três a quatro semanas antes das provas do vestibular você deverá fazer uma revisão geral. Caso o vestibular que você vai prestar tenha mais de uma fase, comece a estudar para a segunda etapa assim que souber do resultado da primeira.

4. Estude provas de vestibulares antigos

Esta, sem dúvida, é a melhor maneira de verificar se você está estudando o suficiente e de maneira correta.

O ideal é começar a estudar provas de vestibulares antigos no segundo semestre. Dedique cerca de duas horas um dia da semana para isso.

5. Fique atento aos conselhos de quem já passou no vestibular

Aprender com a experiência de quem já passou pelo vestibular em anos anteriores é uma boa maneira de se preparar. Confira:

  • Tente escrever uma redação por semana. Peça para um professor ou para um amigo corrigir.
  • Faça um exame simulado por mês. Você pode, inclusive, baixar provas pela internet e fazer um simulado em casa.
  • Evite distrações. Se estiver difícil se concentrar em casa, procure uma biblioteca, por exemplo.
  • Cuide da saúde. Alimente-se bem, tome bastante água e fique atento à sua postura. Exercícios físicos costumam ajudar.
  • Descanse. Uma boa noite de sono ou algumas horas com a família e amigos poderão fazer seu estudo render muito mais.

Seguindo essas dicas, você terá muito mais chances de sucesso neste ano de vestibular. Você tem algum conselho para compartilhar? Deixe seu comentário no post!