Você não é a primeira e não vai ser a última pessoa a ficar ansiosa para uma prova. Tenha certeza disso! Mas o que pode te diferenciar dos outros estudantes é aprender a controlar a ansiedade, e assim obter resultados satisfatórios. É isso que você quer, não é?

Então, drible os mecanismos que seu corpo usa para te alertar de possíveis riscos – a ansiedade e o medo, por exemplo – e enfrente suas provas com mais confiança. Quer saber como fazer isso? Então, veja as dicas a seguir:

1. Reconheça que está com ansiedade

O primeiro passo é se conhecer melhor e realmente identificar – e aceitar – que você está nervoso e ansioso para as provas. Como saber? É simples: respiração difícil, músculos tensionados, dificuldade na concentração e realização de tarefas diárias, dores de cabeça, pernas ou mãos inquietas, entre outros sintomas.

Se você está sentindo alguma dessas coisas, é hora de parar e contar até dez, pois você precisa voltar “ao normal” para dar conta do recado, tanto na preparação quanto na hora da prova!

2. Não estude na véspera da prova

Tem gente que estuda cada detalhe do conteúdo até o último minuto do segundo tempo, mas isso, na verdade, só atrapalha. O ideal é se preparar com antecedência, para que você tenha tempo para relaxar e descansar um pouco, de forma que faça a prova tranquilamente.

E tem mais: se você não aprendeu tudo até a hora H, não vai ser minutos antes que isso vai acontecer, certo? Então, respire fundo e tente não pegar nenhum material, principalmente novo, antes do seu exame.

3. Planeje com antecedência o trajeto para o local da prova

Não é frescura a recomendação de visitar o local da prova com antecedência, caso você não esteja habituado ao lugar. Além disso, mesmo que você já saiba onde vai acontecer, tente planejar bem o trajeto e a forma como vai chegar, para que não aconteça nenhum imprevisto e você se atrase, ou pior, perca a sua prova!

4. Faça exercícios físicos e durma bem para controlar a ansiedade

Realizar exercícios físicos nos dias que antecedem a prova ajuda a reduzir a ansiedade. Simples caminhadas, por exemplo, já ajudam bastante! Tente ter também boas noites de sono, para que o seu corpo esteja bem preparado para a maratona de questões e leituras.

5. Leia as instruções da prova com atenção

Essa dica é primordial para as pessoas que deixam a ansiedade atrapalhar o desempenho nas etapas da prova. O primeiro passo é ler as instruções com cuidado, para que nada do que você fizer seja anulado depois. Se não estiverem escritas de forma clara, não hesite em perguntar ao professor ou ao aplicador da prova.

6. Trabalhe a sua respiração

Uma dica fundamental para não ficar ansioso na hora da prova é focar sua atenção na respiração. Isso mesmo! Quando você trabalha a forma como respira, consegue controlar o ataque de nervosismo e restabelece a calma em segundos.

O famoso “inspira e expira” deve ser feito pausadamente, com algumas repetições, até você sentir que está no controle novamente. Esse simples exercício permite que você receba até 7 vezes mais oxigênio, fazendo o seu cérebro trabalhar melhor. Legal, né?

E aí, gostou das dicas? Sente que está mais preparado para encarar as provas? Com certeza, essas informações simples vão te ajudar muito a controlar a ansiedade e garantir ótimos resultados. Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais, para que seus amigos também aprendam a lidar com isso!