A Importância do Cursinho Pré Vestibular

Educação
cursinho, vestibular

No processo de preparação para conseguir aquela sonhada vaga na universidade, temos certeza que você já cogitou fazer um cursinho preparatório. Muitos possuem dúvidas sobre a utilidade ou o benefício em inscrever-se em um, afinal, é um investimento que muitas vezes não é pequeno! Vamos aqui elucidar alguns pontos que podem ajudá-lo a fazer sua decisão e otimizar sua preparação para o vestibular!

Apostando na experiência

A maioria dos cursinhos pré vestibular conta com professores extremamente experientes e inteirados no universo das provas. Isso significa que esses profissionais constantemente estão atualizando-se sobre os assuntos que mais caíram e quais possuem maiores chances de aparecer na prova do ano!

Além disso, o treinamento dos alunos é totalmente focado em acertar o máximo de questões possíveis. Sabe aquele assunto que você não domina bem e acha que nunca vai aprender? Aquele professor do cursinho vai te explicar da maneira mais “mastigada” possível e ainda dar todos os macetes para que você consiga resolver as questões.

Existem ainda os professores que gostam de criar músicas e métodos para ajudar a decorar algumas informações, o que facilita muito o estudo.

Organizando o tempo

Uma coisa é certa: o vestibular é uma prova de muito conteúdo. Muito mesmo. A quantidade de matéria presente na prova é muito extensa e existem conteúdos extremamente complexos que vão necessitar de uma maior quantidade de tempo para que você consiga “digerí-lo”.

Partindo desse pressuposto, é importantíssimo organizar sua rotina diária de estudos para que você consiga “vencer” todo o conteúdo antes da derradeira data, né? Essa é outra vantagem do cursinho pré vestibular, em especial os extensivos: Os professores organizam no início do ano um cronograma visando abordar todos os conteúdos da melhor forma possível e sempre sobrando tempo para as revisões na reta final.

Muitas pessoas que estudam em casa tem dificuldades para conseguir  organizar a rotina da mesma forma. Além disso, há uma maior quantidade de distrações em casa (facebook, whatsapp), algo que você talvez não precisará preocupar-se na sala de aula do cursinho.

Estrutura, Materiais e “ser vestibulando”

Outro ponto que  rende muitos pontos ao cursinho pré vestibular é a estrutura que ele oferece como salas de estudo silenciosas e organizadas, bibliotecas…  Diversos estudos evidenciaram a importância de um bom ambiente de estudo para garantir o sucesso do aluno, e a maioria dos cursinhos investe nesse aspecto!

Além disso, em via de regra, bons cursinhos contam com bons materiais. Isso significa que ao inscrever-se em um, você receberá apostilas, livros e outros bons materiais para ajudar no seu estudo. 

Um fenômeno bastante interessante é o fator “viver o ano do vestibulando”. Isso significa que o cursinho será uma constante na sua vida durante o ano, de maneira que você fará amigos, rivais e não raramente irá sentir-se em uma “família” com o mesmo objetivo. Acredite, ajuda muito estar perto de  pessoas com objetivos semelhantes, isso irá motivá-lo a estudar cada vez mais e melhor.

Fazer um cursinho pré vestibular é uma escolha excelente para quem busca uma aprovação rápida e trilhando um caminho menos “pedregoso”. Saiba que as dificuldades que você enfrentará no percurso até a universidade vão existir, porém, apostamos que você terá boas memórias do seu cursinho no futuro!

Faculdade Pública vs Federal
Estampas que Nunca Saem de Moda

Leia também