No processo de preparação para conseguir aquela sonhada vaga na universidade, temos certeza que você já cogitou fazer um cursinho preparatório. Muitos possuem dúvidas sobre a utilidade ou o benefício em inscrever-se em um, afinal, é um investimento que muitas vezes não é pequeno! Vamos aqui elucidar alguns pontos que podem ajudá-lo a fazer sua decisão e otimizar sua preparação para o vestibular!

Apostando na experiência

A maioria dos cursinhos pré vestibular conta com professores extremamente experientes e inteirados no universo das provas. Isso significa que esses profissionais constantemente estão atualizando-se sobre os assuntos que mais caíram e quais possuem maiores chances de aparecer na prova do ano!

Além disso, o treinamento dos alunos é totalmente focado em acertar o máximo de questões possíveis. Sabe aquele assunto que você não domina bem e acha que nunca vai aprender? Aquele professor do cursinho vai te explicar da maneira mais “mastigada” possível e ainda dar todos os macetes para que você consiga resolver as questões.

Existem ainda os professores que gostam de criar músicas e métodos para ajudar a decorar algumas informações, o que facilita muito o estudo.

Organizando o tempo

Uma coisa é certa: o vestibular é uma prova de muito conteúdo. Muito mesmo. A quantidade de matéria presente na prova é muito extensa e existem conteúdos extremamente complexos que vão necessitar de uma maior quantidade de tempo para que você consiga “digerí-lo”.

Partindo desse pressuposto, é importantíssimo organizar sua rotina diária de estudos para que você consiga “vencer” todo o conteúdo antes da derradeira data, né? Essa é outra vantagem do cursinho pré vestibular, em especial os extensivos: Os professores organizam no início do ano um cronograma visando abordar todos os conteúdos da melhor forma possível e sempre sobrando tempo para as revisões na reta final.

Muitas pessoas que estudam em casa tem dificuldades para conseguir  organizar a rotina da mesma forma. Além disso, há uma maior quantidade de distrações em casa (facebook, whatsapp), algo que você talvez não precisará preocupar-se na sala de aula do cursinho.

Estrutura, Materiais e “ser vestibulando”

Outro ponto que  rende muitos pontos ao cursinho pré vestibular é a estrutura que ele oferece como salas de estudo silenciosas e organizadas, bibliotecas…  Diversos estudos evidenciaram a importância de um bom ambiente de estudo para garantir o sucesso do aluno, e a maioria dos cursinhos investe nesse aspecto!

Além disso, em via de regra, bons cursinhos contam com bons materiais. Isso significa que ao inscrever-se em um, você receberá apostilas, livros e outros bons materiais para ajudar no seu estudo. 

Um fenômeno bastante interessante é o fator “viver o ano do vestibulando”. Isso significa que o cursinho será uma constante na sua vida durante o ano, de maneira que você fará amigos, rivais e não raramente irá sentir-se em uma “família” com o mesmo objetivo. Acredite, ajuda muito estar perto de  pessoas com objetivos semelhantes, isso irá motivá-lo a estudar cada vez mais e melhor.

Fazer um cursinho pré vestibular é uma escolha excelente para quem busca uma aprovação rápida e trilhando um caminho menos “pedregoso”. Saiba que as dificuldades que você enfrentará no percurso até a universidade vão existir, porém, apostamos que você terá boas memórias do seu cursinho no futuro!