Quem está se preparando para prestar vestibular ou fazer o ENEM já sabe que para conseguir uma boa nota é fundamental ser capaz de escrever um bom texto na hora da prova, por isso, dicas de redação são sempre bem-vindas.

E foi pensando em você que está estudando para entrar na faculdade, que nós criamos esta lista com 5 hábitos que ajudam a melhorar sua produção de texto. Continue lendo nosso post e anote nossas dicas: elas com certeza farão você desenvolver suas habilidades de escrita e se sair bem na redação.

1. Leia todos os dias

A maneira mais prazerosa e eficiente de aprimorar sua escrita é cultivar o hábito de ler todos os dias. Sem perceber, é possível expandir o vocabulário, absorver regras gramaticais e conhecer diferentes estilos de escrita.

Quando se lê com frequência, fica mais fácil encarar uma folha em branco e as ideias fluem com mais naturalidade para o papel. No entanto, tente não fazer desse hábito uma obrigação maçante. Escolha livros, contos, matérias de jornal ou blogs que realmente despertem seu interesse e leia com prazer.

2. Diversifique suas leituras

Se você está acostumado a somente ler um gênero textual, uma das dicas para melhorar a redação que você precisa seguir é sair de sua zona de conforto e se aventurar em leituras diferentes.

Das mais técnicas e teóricas, até as mais simples e lúdicas: familiarizar-se com diferentes temas e tipologias textuais te ajudará a se preparar e realizar uma produção textual de qualidade, independentemente do tema proposto.

3. Pense no leitor

Mais do que ter um ponto de vista interessante ou construir um argumento de forma rebuscada – no caso da redação de uma dissertação – é essencial que você consiga ser claro, sucinto e objetivo. Para isso, pense sempre no leitor ao elaborar seu texto.

Use, por exemplo, frases na voz ativa para que as ideias fiquem claras e sem ambiguidade. Além disso, não tenha medo de usar pronomes referenciais como ele, ela, isso, esse, para tirar a repetição no texto. Mas lembre-se: nada de usar “o mesmo” como pronome, pois apesar de algumas pessoas acharem mais “formal”, está incorreto.

Evitar estrangeirismos, jargões, ditados populares e frases clichê. Isso também torna o texto mais interessante e fácil de ser entendido.

4. Evite o corretor ortográfico durante a escrita

Ao praticar a escrita no computador, é recomendável que você desative a correção ortográfica, pois sem essa facilidade, você será obrigado a sair do automático e, de fato, se policiar em relação à gramática do texto. Quando houver dúvidas, você pode pesquisar as regras gramaticais online, tornando mais difícil esquecê-las.

5. Revise seu texto

Depois de elaborar sua redação, feche o caderno (ou desligue o computador) e vá fazer outras coisas. Depois, com a mente fresca, volte ao texto e revise com olhos de leitor.

É importante esperar esse tempo, porque dificilmente uma pessoa será capaz de se concentrar e perceber os próprios erros mais sutis ao ler um texto imediatamente depois de escrevê-lo.

Procure por erros ortográficos, de concordância nominal e verbal, de regência, de coesão, verifique se a construção das ideias está clara e coerente, se o texto está linear, ou seja, se não fugiu da proposta inicial, e, além de toda a parte técnica, use seu instinto de leitor para julgar se o texto está realmente interessante, e pensar em como você pode melhorá-lo.

Lembrando que trabalhar em cima do mesmo texto, corrigindo-o e reestruturando-o, se for preciso, é importante para te ajudar a aprimorar suas habilidades de escrita.

Então, gostou das nossas dicas de redação? Aproveite para nos seguir no FacebookInstagram e Linkedin, e fique sempre por dentro das novidades do universo dos vestibulandos!