Se você está prestes a se formar no terceiro ano, então sabe exatamente o quanto cada detalhe da formatura pode sair caro, não é mesmo? Desde a decoração até as peças de recordação, como os uniformes personalizados, são muitos detalhes que podem acabar pesando o bolso.

Mas não se desespere! Existem diversas maneiras para você e sua turma se unirem e realizarem este sonho, uma delas é a festa junina.

A festa junina do seu colégio pode ser uma ótima oportunidade para arrecadar dinheiro extra e tirar do papel a sua formatura. Por isso, neste artigo trouxemos 4 formas fáceis para arrecadar dinheiro e contamos tudo o que você precisa fazer para colocar cada uma em prática.

Vem comigo!

1.Barraca de comidas típicas

A ideia mais simples e comum de arrecadar dinheiro em uma festa junina é vendendo comida típica. A vantagem é que existem diversas opções e a maioria delas são baratas e fáceis para você fazer junto com a sua turma ou então comprar pronto e revender.

Algumas das opções disponíveis são:

  • Milho cozido
  • Cachorro quente
  • Doces tradicionais
  • Espetinhos variados
  • Caldo
  • Pipoca
  • Maça do amor
  • Colocando a mão na massa

Como deu para perceber, o que não falta são possibilidades de comidas para arrecadar dinheiro. Para colocar esta ideia em prática você precisa apenas de um espaço. Normalmente disponibilizado pela escola, onde você poderá vender o seu produto.

Depois de escolhida a comida, é hora de prepará-la. Neste caso uma mãe ou até mesmo um aluno ou grupo de alunos talentosos podem ficar responsáveis por esta tarefa ou então comprá-la para a revenda.

2.Cadeia do amor

Esta é uma opção muito divertida e fácil de fazer um dinheirinho extra para a formatura. Brincadeira recorrente nas festas juninas, a cadeia do amor faz o maior sucesso e pode ser uma boa alternativa para a sua sala realizar.

Montando uma cadeia do amor

Para fazer uma cadeia do amor é muito simples, você precisa de um local reservado, pode ser uma sala ou então um cercado feito de cadeiras. Nesse local os “presos” ficarão detidos até que um dos amigos paguem a fiança ou então eles pagam uma “prenda” para sair.

Para colocar a cadeia do amor para funcionar, uma ou duas pessoas serão os policiais para rondar a festa e manter a “ordem”. Se alguém solicitar a prisão de algum convidado é o papel da polícia levá-los até a “prisão”. Não esquece do guarda da prisão para evitar a fuga dos “presos”!

3.Correio elegante

O correio elegante é uma brincadeira que está em quase todas as festas juninas e pode ser uma solução barata e fácil de ser colocada em prática. Mesmo na era digital, esta brincadeira faz sucesso e é diversão garantida.

Como montar o correio elegante

Prepare pedaços de papel e caneta para as pessoas escreverem as mensagens e anotarem o nome da pessoa que irá receber. Você também pode organizar uma caixa ou urna para que as mensagens sejam depositadas.

Depois, as mensagens podem ser anunciadas de duas maneiras: através de um microfone e alto-falantes ou projetar as mensagens em um monitor onde todos possam ver. Estas são as formas mais comuns, mas fica a seu critério qual é a melhor forma de divulgar as mensagens.

4.Sorteios e rifas

Fazer um sorteio ou uma rifa é uma das formas mais utilizadas pelos alunos na hora de juntar dinheiro. Não sabe o que dar como prêmio? Aqui, a criatividade é o limite! As prendas podem ir de utensílios para casa até aparelhos eletrônicos ou vale-presentes.

Para a aquisição dos prêmios, por exemplo, a turma pode tentar conseguir patrocínio com empresas locais ou então se juntar para a compra de uma prenda.

Criando um sorteio do zero

Pode parecer uma tarefa complicada, mas hoje em dia é muito fácil criar sorteios ou rifas, graças a sites como:

E com as redes sociais, se tornou muito mais fácil divulgar o sorteio. Outra sugestão é fazer a venda dos bilhetes exclusivamente no dia da festa junina, sorteando após algumas horas.

5.  Gincanas

Outra boa maneira de mobilizar o pessoal para suas atividades de festa junina é elaborar uma gincana com um prêmio em dinheiro. Para isso, apenas cobre um valor simbólico de cada participante e ceda a soma final ao vencedor.

Elaborar uma gincana é um processo tão divertido quanto participar dela. Existem diversas maneiras de apimentar os jogos, com objetivos variados: encontrar objetos escondidos, criar alguma coisa, poema, desenho, cozinhar, etc. e com dificuldades variadas.

6. Venda de roupas à caráter

Sabe quando você resolve ir na festa junina mas descobre que não tem nenhum mísero chapéu de palha? Ou mesmo uma camiseta “costurada” no estilo caipira? Temos uma bela solução para que esse pequeno detalhe não o impeça de ir à festa e ainda seja uma bela opção de levantar dinheiro.

Uma ótima ideia para levantar dinheiro é montar uma pequena lojinha desse tipo de roupa para os esquecidos. Quem sabe você oferece uma pintura rápida de bigodes falsos para os rapazes e pintinhas nas bochechas para as meninas?

Essas foram apenas algumas sugestões que selecionamos de como arrecadar dinheiro na festa junina. No entanto, o importante é manter a turma unida e se divertir para conseguir dinheiro para realizar tudo o que desejam, afinal todo mundo quer uma boa festa de formatura.

Gostou do que viu aqui? Para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades, aproveite e curta nossa página no Facebook!