O fim do ensino médio promete fortes emoções. De um lado, a certeza de que uma fase boa está ficando para trás. De outro, a ansiedade e um certo nervosismo pelo que vem aí. É preciso pensar no agora (provas, viagem e formatura) e no amanhã (faculdade, carreira, futuro).

Assusta um pouco, não é? Afinal, são várias as datas importantes para estudantes do terceiro ano — e como elas passam rápido!

Para que você não se perca entre tantas coisas a fazer, anote estes 4 compromissos que o terceirão reserva.

1. Comissão de formatura

Se você é um estudante organizado, já começou a se preocupar com os custos da formatura lá no início. Porém, chegando a hora de jogar os capelos para o alto, as reuniões da comissão de formatura devem ser mais frequentes.

Não formaram uma comissão ainda? Não perca tempo: junte os colegas mais ativos e comecem a deliberar sobre os preparativos. É preciso cuidar das finanças (a “caixinha” dos alunos e a grana das promoções), eleger uma empresa para cuidar do grande dia e decidir o destino da viagem. Tudo isso é da maior importância e dá trabalho. Anote no seu calendário as datas dos encontros que, se necessário, deverão ser semanais.

2. Calendário de provas

Como não dá para colocar o carro na frente dos bois, não esqueça que ainda é preciso passar de ano. Não é difícil encontrar colegas tão envolvidos com a formatura que esquecem de estudar para as provas.

Não cometa esse erro: anote cuidadosamente as datas das provas e simulados do Enem e reserve o tempo necessário para estudá-los. O segredo é reservar períodos para estudar os conteúdos, para relaxar (que ninguém é de ferro) e tratar de outros assuntos (as tarefas da comissão, inscrição no cursinho, escolha do figurino para a formatura etc.).

3. Vestibular e Enem

Além do calendário de provas e compromissos do terceirão, você precisa estar atento ao Exame Nacional do Ensino Médio. Essa prova serve como vestibular para muitas faculdades públicas e é obrigatório para entrar em algum dos programas de bolsas e financiamentos do governo, como o Prouni e o Fies.

Este ano, as inscrições abrem dia 8 de maio e vão até 19/05. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro.

Se, além do Enem, você quiser prestar vestibular para alguma outra instituição, precisa ficar de olho nas datas das provas. Algumas faculdades marcam seus exames logo em janeiro.

Claro que você não precisa se afobar, especialmente se estiver em dúvida sobre qual curso fazer. Na dúvida, é melhor esperar pelas provas do segundo semestre.

4. Formatura, enfim!

Que alegria! Depois de “ralar” em cima dos livros e cumprir todos os compromissos, já dá para visualizar o momento de segurar o canudo.

Antes, porém, alguns preparativos: é preciso escolher o vestido ou aquele terno bacana. Mas não vá deixar a coisa para cima da hora, ok? Provas e ajustes podem ser necessários.

E ainda temos os ensaios da formatura, que precisam ser encarados com seriedade para que tudo corra bem na hora que for para valer.

Outra coisa legal de fazer no segundo semestre é o convite da formatura. Principalmente porque tem aquelas fotos da turma, que vão marcar o fim dessa trajetória e nos lembrar de quem esteve conosco. Por isso, tome nota desse compromisso e se prepare, pois vai ser divertido!

Adulto, então

O ensino médio vai deixar saudades. Aqueles dias despreocupados com os amigos já vão ficando para trás. O momento é de pensar no futuro, escolher uma carreira que seja a nossa cara e assumir as responsabilidades da vida adulta.

Para entrar nessa nova fase com tudo, é preciso foco, dedicação e estudo. A pressão é grande, mas tome cuidado para não exagerar. Não deixe de curtir os amigos, que logo estarão mais distantes, e aproveitar um pouco a vida. Com disciplina e motivação, é possível dar conta de tudo numa boa.

Essas são algumas datas importantes para estudantes do terceiro ano. Anote cada uma no seu calendário para não se atropelar com tantos compromissos. Faltou alguma? Conte pra gente nos comentários! Aproveite para falar sobre como estão os seus preparativos nessa reta final de ensino médio, combinado?