7 dicas que vão te ajudar a se concentrar na hora dos estudos!

Educação
concentração, estudar

Não importa se você está se preparando para um concurso público, vestibular ou para um outro processo seletivo, uma coisa é fato: você já percebeu a importância de se concentrar na hora dos estudos, certo?

Em um mundo com tantas distrações, cada vez mais pessoas têm dificuldade de focar em uma atividade específica.

Para lidar com esse problema com mais facilidade, veja, a seguir, 7 dicas de hábitos que você deve adotar para conquistar ótimos resultados nos estudos!

1. Organize o ambiente

A organização é fundamental para quem quer se concentrar nos estudos, mas ainda é um ponto desprezado por muitas pessoas. Você pode começar determinando um lugar específico em que vai estudar e é importante que ele esteja organizado, ventilado e longe de distrações. Acredite: dessa forma, é bem mais fácil estudar por mais tempo.

Engana-se quem pensa que a organização se restringe apenas ao ambiente. Você também pode criar um calendário de estudos e fazer uma melhor gestão do tempo, programando o que fará a cada dia. Essa é uma maneira eficiente de manter o foco.

2. Escreva os pontos mais importantes

As pessoas têm formas diferentes de se dedicar ao estudo. Ainda assim, estudar em casa e ir escrevendo os pontos mais importantes é um dos métodos mais eficientes.

Para ter resultados ainda melhores, você pode grifar com uma caneta marca texto os pontos mais relevantes, já que isso facilitará a leitura dos principais tópicos e a sua assimilação.

3. Desconecte-se da tecnologia

A tecnologia pode ser uma verdadeira aliada na hora de potencializar os resultados. Entretanto, quando o assunto é se concentrar na hora dos estudos, é bom se desligar um pouco e dedicar toda sua atenção ao que está aprendendo.

Portanto, evite deixar a TV ou o rádio ligado, pois, por mais que você não queira, vai acabar perdendo o foco vez ou outra.

Além disso, o celular deve ficar longe. Tentações como WhatsApp, Facebook e Instagram podem comprometer seu rendimento. A melhor solução é deixar o aparelho no silencioso (sem vibrar) e acompanhar tudo apenas de tempo em tempo, como a cada hora, por exemplo. Essa será uma forma de se recompensar e aliviar um pouco a mente, voltando com gás total depois.

4. Fuja dos barulhos

Muitas pessoas gostam de estudar com música. Apesar disso, alguns especialistas recomendam correr dos barulhos. Assim, você consegue focar de forma mais eficiente.

Caso você realmente precise da música para ter resultados melhores, escolha canções em uma língua que você goste e não entenda, pois, assim, você não fica tentando prestar atenção no que os cantores estão dizendo.

5. Não procrastine

A procrastinação é muito comum nos dias de hoje, mas pode ser uma péssima ideia. Você acaba acumulando o material, ficando mais ansioso e se sentindo mais pressionado no final das contas. A melhor solução é seguir um calendário de estudos e fazer tudo na hora que deve ser feito.

6. Estude sozinho

Estudar em grupo pode ser muito bom, contudo, exige níveis mais altos de concentração. Vocês acabam comentando uma coisa ou outra e ainda podem ter ritmos bem diferentes. Essa medida pode acabar comprometendo sua concentração e seu desempenho nesse tempo. Portanto, para se concentrar de verdade, é melhor dedicar um tempo para estudar sozinho.

7. Utilize a tecnologia a seu favor

Como falamos, a tecnologia pode ajudar bastante. Você pode baixar aplicativos que mensurem seu desenvolvimento, um acompanhamento mais próximo da sua agenda, lembretes, etc. Tudo isso sem contar que existem diversas opções para você treinar questões do ENEM e de outros vestibulares em sites da Internet. Essa é uma forma de você se familiarizar com o tipo de prova que vai fazer e se preparar melhor.

Depois de ler todas estas dicas sobre como se concentrar na hora dos estudos, não deixe de colocá-las em prática. Assim, você vai colher ótimos resultados no vestibular e em outros processos para os quais você está se preparando!

Para ter resultados ainda melhores, acompanhe todas as dicas de estudos que compartilhamos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Como se despedir do ensino médio com seus amigos
Alimentação e estudos: entenda melhor a relação entre os dois

Leia também